Um fornecedor líder de tecnologia bancária na América Latina está firmando uma parceria com a exchange de criptomoedas argentina Bitex para facilitar pagamentos transnacionais através da blockchain do Bitcoin, conforme relatou a Coindesk esta semana.
“A integração da Bitex no programa Bantotal representa um passo importante no avanço da tecnologia blockchain no setor bancário”, disse o Diretor de Marketing da Bitex Manuel Beaudroit.
O Bantotal é um provedor de serviços bancários baseado no Uruguai que atende mais de 60 instituições financeiras em 14 países diferentes. De acordo com um porta-voz do Bantotal, cerca de 20 milhões de pessoas usam os serviços de gerenciamento de dinheiro da empresa.
“O Bantotal é um dos maiores provedores bancários da América Latina e é um grande participante não apenas na América Latina, mas também no Pacífico”, disse Sebastián Olivera, fundador da fintech Chamber uruguaia. “Para mim, a Bitex oferece uma ótima solução para pagamentos e será reforçada pela estrutura e pelo nome do Bantotal.”
A parceria significa que os clientes do Bantotal poderão acessar os serviços da Bitex em um mercado de outros serviços financeiros tradicionais que o Bantotal oferece por meio de seu programa BDevelopers.
“Com essa tecnologia, os bancos podem ter acesso à uma API e ter controle de todo o processo de pagamento [transfronteiriço] com a visibilidade e a confiabilidade da blockchain do Bitcoin”, disse Beaudroit.
Chamando de um “salto quântico” para os bancos locais na América Latina, Beaudroit disse que as taxas médias associadas aos pagamentos internacionais são até cinco vezes mais baratas usando a Bitex do que as transferências eletrônicas internacionais comuns.
Além disso, essas transferências são significativamente mais rápidas, de acordo com Beaudroit, que disse que os prazos de pagamento para exportadores entre Argentina e Paraguai em uma instância em fevereiro caíram de um mês para uma hora após a mudança para os serviços de pagamento transfronteiriço da Bitex.
A parceria aos olhos de concorrentes como a Stellar, que também é especializada em pagamentos internacionais, alavancando sua própria rede blockchain, é vista como um sinal positivo.
Por: Amanda Bastiani
Fonte: Criptomoedas Fácil
Você pode se interessar
-
PIB cresce 7,7% no 3º trimestre; foi a maior variação desde 96
-
Como a Tesla fez Musk virar a 2ª pessoa mais rica do mundo
-
Varejistas aceleram investimentos em lojística e aplicativos.
-
Bitcoin supera todos os fundos de investimento do Brasil em 2020
-
Só 4 em cada 10 empresas sobrevivem mais de 10 anos no Brasil