Há poucos dias das festas de fim de ano, 26% dos brasileiros que querem ir às compras de Natal afirmam que possuem contas em atraso.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Apesar de esse cenário, o volume de consumidores que vão comprar nessa situação registrou uma queda de 7 pontos percentuais em relação a 2019, segundo o estudo.
O levantamento também aponta que 11% dos entrevistados admitem ter ficado com o nome sujo em razão das compras feitas para o Natal de 2019.
A pesquisa revela, ainda, que 23% dos consumidores que pretendem comprar presentes no Natal admitem gastar mais do que podem, percentual que chega a 27% nas classes C e D.
O levantamento mostra alguns dados preocupantes:
• 9% dos entrevistados irão negligenciar compromissos financeiros assumidos anteriormente para realizar compras de presentes típicas deste período.
• 9% deixarão de pagar alguma conta para realizar as festas de Natal; e
• 7% não quitarão contas para comemorar o Réveillon.
Os compromissos financeiros mais mencionados, no caso daqueles que deixarão de quitá-los, são:
• TV por assinatura (24%);
• Cartão de crédito (19%); e
• Contas de água/luz (19%).
Para José César da Costa, presidente da CNDL, o momento econômico exige cautela do consumidor.
Ele dá algumas dicas: “faça uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar as finanças.”