Um site falso que identifica a si mesmo como falso. Assim é o xdexgolpe.info, criado anonimamente para ironizar o modelo de negócios da XDEX, uma corretora de criptomoedas criada pela XP Investimentos.
“Seja um dos primeiros a negociar vale-bitcoins”, diz o texto de aberta, que tem o mesmo estilo e formato da página original. No campo do cadastro, abaixo depois de preencher os itens Nome, Email e CPF, o botão de confirmação é “quero ser um trouxa”. No original, é “quero ser um dos primeiros”.
Em seguida, no que o site classifica como golpe, há um novo texto com acusações: “Nossa missão é oferecer os melhores serviços pro usuário comprar e vender vale-criptos de forma fácil, segura e com a menor taxa. Só não vale achar que está comprando um Bitcoin de verdade ou que pode transferi-lo para uma exchange ou wallet.”
O principal ponto de conflito está no modelo de negócio. Nas corretoras normais do mercado brasileiro, os clientes podem depositar e retirar Bitcoins para suas carteiras quando bem entenderem. Na XDEX, porém, as compras e vendas dos criptoativos ocorrerão apenas dentro da plataforma. A empresa também não revelará o endereço das carteiras.
Você pode se interessar
-
PIB cresce 7,7% no 3º trimestre; foi a maior variação desde 96
-
Como a Tesla fez Musk virar a 2ª pessoa mais rica do mundo
-
Varejistas aceleram investimentos em lojística e aplicativos.
-
Bitcoin supera todos os fundos de investimento do Brasil em 2020
-
Só 4 em cada 10 empresas sobrevivem mais de 10 anos no Brasil