Segundo uma publicação da agência de notícias Coindesk, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), está lançando uma nova associação de blockchain no próximo ano e os principais bancos já estão a bordo.
Recentemente, o BBVA anunciou que quatro outros bancos aderiram à planejada Associação Internacional para Aplicações Confiáveis de Blockchain (IATBA), que pode ser uma entidade legal já no primeiro trimestre de 2019. Embora os bancos restantes não tenham sido nomeados oficialmente, algumas fontes dizem que o Santander também faz parte do grupo.
A iniciativa foi anunciada em uma recente mesa-redonda de blockchain da UE chamada “Unindo indústrias para a Europa liderar em tecnologias blockchain”, realizada em 20 de novembro em Bruxelas, na Bélgica.
A nova associação terá representantes dos setores público e privado com o objetivo de “obter apoio de especialistas em blockchain privada e tecnologia de contabilidade distribuída para contribuir para delinear a estratégia da UE em relação a essas tecnologias”, disse o BBVA.
A associação tem como objetivo desenvolver diretrizes e protocolos para a indústria de blockchain e promover os padrões de blockchain da UE internacionalmente. Além disso, fornecerá informações para a implementação da estratégia blockchain da Europa.
Carlos Kuchkovsky, chefe de pesquisa e desenvolvimento do BBVA para novos negócios digitais, disse que a associação poderia ter um papel importante a desempenhar em termos de “estabelecer melhores práticas e padrões de blockchain e evitar a fragmentação em um nível europeu”.
Kuchkovsky também acredita que a iniciativa ajudará a dar mais clareza à “incerteza regulatória” que atualmente envolve o uso da tecnologia blockchain.
Ele adicionou:
“BLOCKCHAIN NÃO É APENAS UMA TECNOLOGIA, MAS GERA NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS, CRIANDO UMA ECONOMIA TOKENIZADA E ABRINDO O CAMINHO PARA UMA ECONOMIA DESCENTRALIZADA NO FUTURO.”
Por: Amanda Bastiani
Fonte: Criptomoedas Fácil