O Reserve Bank of India (RBI) afirmou que as criptomoedas atualmente não representam uma ameaça à estabilidade financeira em seu recente relatório financeiro, publicado em 28 de dezembro.
O documento intitulado “Relatório sobre Tendência e Progresso do Sistema Bancário na Índia 2017-18” diz:
“Ativos cripto não representam riscos à estabilidade financeira global atualmente. O mercado continua a evoluir rapidamente, no entanto, e essa avaliação inicial pode mudar se os ativos cripto se tornarem mais amplamente utilizados ou interconectados com o núcleo do sistema financeiro regulado.”
O RBI citou uma conclusão retirada de um relatório recente do Financial Stability Board (FSB) – uma agência internacional que consiste em instituições bancárias e financeiras de diferentes países, incluindo a Índia. O próprio RBI é membro do FSB, juntamente com o Conselho de Valores Mobiliários e Câmbio do país e o Ministério das Finanças.
Em seu estudo “Mercados de ativos cripto: Canais potenciais para futuras implicações de estabilidade financeira”, publicado em outubro, o FSB alegou que os banqueiros não veem nenhum perigo significativo na existência de criptomoedas, já que seu valor total de mercado mal chegara a 2% o valor global do ouro. No entanto, a diretoria pediu aos vigilantes para ficar de olho nos mercados de moedas digitais, dado seu rápido crescimento.
O RBI reiterou esta posição em seu relatório de dezembro, afirmando que as crises crônicas precisam de “monitoramento constante”, dada sua rápida expansão nos últimos anos.
A estrutura legal para criptomoedas na Índia ainda não está clara, já que o RBI formalmente impediu todos os bancos de lidar com criptomoedas em abril. A proibição de fato entrou em vigorem junho, enquanto as audiências da Suprema Corte sobre o caso – iniciadas por empresas locais de cripto – foram repetidamente adiadas. Ao mesmo tempo, um painel do governo indiano está supostamente considerando uma proibição completa da cripto.
Inicialmente, o RBI tinha considerado o lançamento de sua própria moeda digital do banco central, apelidada de “Laxmi”. No entanto, em janeiro, o banco desistiu da ideia de fazer uma stablecoin ligada à rupia, afirmando que é cedo demais para sequer pensar nisso.
Ontem, 3 de janeiro, a polícia do estado indiano de Jammu e Caxemira emitiu um comunicado, alertando o público contra o investimento em criptomoedas devido ao “risco elevado” associado a elas. As autoridades também acrescentaram que as moedas digitais não são reguladas pelo governo indiano.
Por: Ana Berman
Fonte: Cointelegraph
Você pode se interessar
-
Fitch prevê contração global menor em 2020 e maior crescimento em 2021
-
Libra vira Diem: moeda do Facebook muda de nome buscando aprovação
-
Aéreas em crise tentam sobreviver à espera de vacinas
-
Bilionários elevam fortunas com vitória do setor de tecnologia
-
EUA: em dia de eleição, candidatos mantêm clima de campanha