O primeiro Digital Bank do Brasil a trabalhar com criptomoedas e blockchain, o Pitaia Bank, comandado pelos empresários Simone Abravanel e Augusto Santos, permite que produtos de uma das maiores empresas globais, a Amazon, sejam adquiridos e pagos com Bitcoin. Embora a Amazon não permita pagamentos diretos com Bitcoin e criptoativos em sua plataforma, a operação é possível pois o varejista global anunciou recentemente que produtos da empresa podem ser pagos por meio de boletos bancários e, estes, por sua vez, podem ser pagos com Bitcoin por meio do aplicativo do Pitaia. Confira passo a passo como a transação foi feita:
1- Compra na Amazon
Selecionamos um item para compra, no caso, um livro que conta a história do próprio CEO e fundador da Amazon Jeff Bezos.
2- Gerando o Boleto
Após a compra ser feita, selecionamos a opção Boleto dentre as formas de pagamento disponíveis no site da Amazon.
3- Pagando o boleto com Bitcoin
Abrimos o aplicativo do Pitaia Bank e selecionamos a opção “pagamento de boleto”, com isso, a câmera do celular abre com uma linha vermelha indicando que o código de barras deve ser selecionado para que o aparelho faça a leitura do boleto.
4- Confirmar pagamento
Depois da leitura, o usuário é redirecionado para o aplicativo onde é necessário confirmar a transação. Após a confirmação, o pagamento é processado e a quantidade de Bitcoins necessária para efetivar a transação é descontada do saldo.
5- Livros entregues
Após a compra, os livros (fizemos o teste também com outro livro) foram entregues em 3 dias úteis, comprovando que todo o processo foi finalizado com sucesso.
Outros sites no Brasil, como a Stratum CoinBr e a Kamoney, também permitem o pagamento de boletos com Bitcoin. No caso da Stratum, outras criptomoedas também podem ser utilizadas para pagamento. O site SpectroCoin também permite a utilização de criptoativos para pagamentos no site da Amazon, no entanto, eles são convertidos em vale presentes.
A posição da Amazon sobre o mercado de criptomoedas é conflituosa pois, enquanto reluta por um lado em reconhecer os criptoativos como forma de pagamento, tem protocolado patentes que envolvem criptomoedas e blockchain, inclusive integrando a cadeia de blocos em seus serviços de nuvem AWS.
Por: Cassio Gusson
Fonte: Criptomoedas Fácil