Os ATMs de Bitcoin são ferramentas com um grande potencial para impulsionar a adoção da criptomoeda. De acordo com dados do site CoinATMRadar, a implantação de tais dispositivos está movimento ascendente.
Estados Unidos apresenta o maior número de dispositivos
No dia 01 de abril deste ano, o CoinATMRadar indicou que 2612 ATMs de Bitcoin estavam instalados nos Estados Unidos. Considerando a quantidade destes dispositivos instalados pelo mundo na mesma data, 4.513 unidades, os existentes EUA representam quase 58% do total.
O país também apresenta um sólido crescimento. Em 01 de abril de 2018, 1621 caixas eletrônicos de Bitcoin estavam instalados nos Estados Unidos. Desta forma, tendo em vista os 2.612 relatados no início deste mês pelo CoinATMRadar, 991 ATMs foram disponibilizados ao público – o que se traduz em um crescimento de aproximadamente 61%.
Importante ainda ressaltar que, desde abril do ano passado até o mesmo mês em 2019, 1.806 ATMs de BTC foram instalados ao redor do mundo. Tal movimentação representa um crescimento de 66,7%.
Outras regiões importantes
Seguindo distantemente os Estados Unidos, o Canadá conta atualmente com 627 caixas eletrônicos de Bitcoin. O país é a segunda região com o maior número destes terminais instalados.
Em 01 de abril de 2018, o Canadá contava com 418, sendo possível concluir que 209 máquinas foram acrescentadas na região – um aumento de 50%.
Após o Canadá, a Áustria é o país com o maior número de ATMs de Bitcoin em funcionamento, atualmente contando com 270 deles. Desde abril do ano passado, 128 destes aparatos foram disponibilizados, avançando 90,1% em termos de crescimento.
O Reino Unido ocupa a quarta posição em termos de ATMs instalados – são 214 deles espalhados na Terra da Rainha. Comparados aos 111 apontados em abril de 2018 pelo CoinATMRadar, nota-se que 103 caixas eletrônicos foram acrescentados – atingindo quase 93% em crescimento. Trata-se do maior resultado percentual.
Por fim, a Austrália encerra a lista de regiões com os maiores números de ATMs apresentando dados curiosos: desde abril do ano passado, o país saiu de 31 ATMs de BTC para 18 deles – ou seja, foi apresentada uma perda de 13 terminais, detração de quase 42%.
Enquanto isso, no Brasil
De acordo com dados também obtidos no CoinATMRadar, apenas dois ATMs de Bitcoin estão instalados no Brasil – ambos em São Paulo.
Observando de forma mais aproximada o mapa, os ATMs estão bem próximos, dispostos em pontos da Avenida Paulista – um dos pontos mais famosos da capital paulista.
Além disso, por meio do filtro fornecido, o site informa que os ATMs são apenas de Bitcoin, não disponibilizando outras criptomoedas.
Por: Gino Matos
Fonte: Criptomoedas Fácil