Banco central da Alemanha diz que adoção de moedas digitais pode causar corrida bancária

Jens Weidmann, presidente do banco central da Alemanha, Deutsche Bundesbank, disse que Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC) poderiam desestabilizar os sistemas financeiros e causar uma corrida bancária.

De acordo com ele, uma adoção generalizada da tecnologia poderia ter sérias consequências e não deveria ser introduzida precipitadamente.

Os comentários foram anotados durante seu discurso no Simpósio Bundesbank que aconteceu na última quarta-feira (29) em Frankfurt, na Alemanha, e publicado pela instituição.

No entanto, Weidmann também acredita que o fácil acesso ao dinheiro digital poderia exacerbar as corridas bancárias em tempos de crise, mas que a nova modalidade pode ocorrer mais rapidamente e em maior grau do que no passado.

“Em uma crise, a estabilidade financeira pode ser mais vulnerável do que é hoje com a moeda digital de um banco central com liquidez como uma alternativa de investimento seguro”.

Além disso, acrescentou, a demanda por CBDCs poderia ser maior ou mais volátil do que a demanda por caixa, com efeitos nos modelos de negócios dos bancos, bem como na intermediação dos mercados financeiros.

Ele concluiu:

“Eu vejo em nós mesmos o dever de oferecer aos cidadãos meios de pagamento modernos, rápidos e também habilitados para internet. A ideia é desenvolver soluções atualizadas com a mais recente tecnologia, sem incorrer em riscos desnecessários à estabilidade financeira”.

Banco Central e Bolsa

No mesmo discurso, Weidmann falou sobre um projeto do Deutsche Bundesbank em conjunto a bolsa de valores alemã Deutsche Börse que visa um sistema para liquidação de títulos via tecnologia blockchain.

Segundo ele, já se gastou muito nos últimos dois anos, mas ainda não há um resultado eficiente. “custos computacionais relativamente altos”, disse.

“Experiências semelhantes foram feitas em outras partes do setor financeiro. Apesar dos inúmeros testes de protótipos baseados em blockchain, ainda falta um avanço real na aplicação”.

Ideia toma impulso

Os comentários de Weidmann ocorrem ao mesmo tempo em que vários bancos centrais estudam a tecnologia blockchain — pelo menos 44 instituições no mundo estão considerando emitir uma CBDC em um futuro próximo.

Apesar de uma CBDC não ser considerada uma criptomoeda, que são intrinsecamente descentralizadas, para sua criação é necessário usar a tecnologia blockchain.

No entanto, seu conceito seria de ‘moeda digital centralizada’, onde o governo poderia emitir mais unidades caso queira, e o número de nodes também seria controlado.

De acordo com Ashley Lonnquist, líder dos estudos sobre blockchain e autora do relatório, o trabalho realizado por grupos de Davos até aquela ocasião tinha tido resultados bastante otimistas.

“O resumo de onde estamos agora é que os bancos centrais estão procedendo com cautela, mas altamente envolvidos em pesquisa”.

Por: Wagner Riggs
Fonte: Portal do Bitcoin

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat