Em um relatório publicado pela revista alemã de notícias sobre negócios WiWo WirtschaftsWoche, o ministro das Finanças e vice-chanceler da Alemanha Olaf Scholz demonstrou seu interesse em uma possível implementação de uma moeda digital da União Europeia.
Segundo ele, um sistema digital de pagamento seria fundamental para o centro financeiro da Europa e sua integração no sistema financeiro mundial.
“Não devemos deixar o campo para a China, Rússia, EUA ou quaisquer fornecedores privados”, acrescentou Scholz, fazendo referência à Libra, stablecoin proposta pelo Facebook.
No mês passado, a Alemanha aprovou uma política nacional à respeito de blockchain e stablecoins e que impede a emissão de moedas paralelas no país. Na época, Scholz disse:
“Um elemento central da soberania do Estado é a emissão de uma moeda, não deixaremos essa tarefa para empresas privadas.”
A ideia de um dólar digital também foi defendida por alguns parlamentares nos EUA. Na semana passada, o Deputado French Hill (R-Arkansas) e o Deputado Bill Foster (D-Illinois) pediram ao Federal Reserve (Fed), o Banco Central do país, que considerasse desenvolvendo uma “moeda digital nacional”.
O Banco central da China, por outro lado, está “pronto” para lançar uma versão digital de sua moeda yuan no final deste ano ou no início do próximo ano.