O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criou um fundo para receber, manter e distribuir doações em bitcoin e ethereum. O objetivo é financiar tecnologias de código aberto que beneficiem crianças e jovens em todo o mundo, comunicou a instituição na quarta-feira (09).
Com o programa, chamado de ‘UNICEF Cryptocurrency Fund’, a entidade passa a ser a primeira da Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar transações em criptomoedas.
Para a diretora executiva da instituição, Henrietta Fore, a criação do ‘Fundo de Criptomoedas da Unicef’ é um passo significativo para o desenvolvimento do trabalho humanitário.
“Este é um empreendimento novo e empolgante para o UNICEF. Se as economias e moedas digitais têm o potencial de moldar a vida das próximas gerações, é importante explorarmos as oportunidades que elas oferecem”, disse.
Fundação Ethereum apoia UNICEF
De acordo com o comunicado, as primeiras contribuições ao novo fundo serão recebidas da Fundação Ethereum. Elas vão beneficiar três donatários do Fundo de Inovação da entidade e também um projeto que conecta escolas à internet.
“A Ethereum Foundation está animada para demonstrar o poder que a Ethereum e a tecnologia blockchain podem fazer por comunidades em todo o mundo”, endossou a nota, Aya Miyaguchi, diretora executiva da instituição.
Segundo ela, o objetivo é apoiar a pesquisa e o desenvolvimento da plataforma Ethereum e aumentar a comunidade daqueles que se beneficiam da nova tecnologia.
Ressaltou, ainda, que é uma tecnologia que vai melhorar a vida de muitas pessoas e também das indústrias nos próximos anos.
“Queremos agradecer a UNICEF e a família dos comitês nacionais por sua liderança e por essa medida que criamos, um progresso real juntos”, concluiu a diretora.
Ainda de acordo com o comunicado, o lançamento do Fundo é parte do trabalho contínuo da instituição referente à tecnologia blockchain.
Sobre a Fundação Ethereum
A Ethereum Foundation é uma fundação sem fins lucrativos com a missão de promover e dar suporte à pesquisa, desenvolvimento e educação, cuja finalidade é desenvolver protocolos e ferramentas descentralizados da próxima geração.
Sobre a UNICEF
De acordo com a UNICEF, a instituição trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo para alcançar as crianças mais desfavorecidas.
“Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos”.