O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, tem uma relação ainda ambígua em relação ao bitcoin. “Estou em cima do muro” (I’m not here or there with bitcoin, no orginal), foi como ele se descreveu durante uma entrevista ao podcast Third Row Tesla, no último dia 20.
O empresário foi convidado para falar sobre seus esforços na consolidação de suas empresas, bem como os riscos que teve de enfrentar desde a criação de cada uma.
Musk, que é bastante ativo no Twitter, costuma explorar o assunto das criptomoedas na rede social. Por isso, não tinha como o Bitcoin ficar de fora da conversa.
“Eu considerei aquilo muito inteligente”, disse, se referindo ao white paper publicado em 31 de outubro de 2008, no qual alguém ou um grupo com o pseudônimo de Satoshi Nakatomo descreveu o que viria a ser o bitcoin.
No entanto, Musk afirmou também que ainda vê o Bitcoin como uma ferramenta para transações ilegais.
Outro ponto crítico do empresário sobre o Bitcoin é o fato de a criptomoeda ser considerada uma espécie de “ouro digital”, uma potencial reserva de valor.
Bitcoin na visão de Elon Musk
Contudo, conforme o desenrolar da conversa, Musk se sentiu mais confortável para falar sobre o assunto — seus verdadeiros pensamentos sobre o bitcoin foram então ficando mais claros.
Ele disse que muitos de seus pensamentos irritam as pessoas da comunidade das criptomoedas.
“Isso irrita as pessoas, mas é porque há transações que não estão em harmonia com as leis”.
“Obviamente que existem muitas leis em diferentes países, mas normalmente o dinheiro é usado para isso. No entanto, para que transações ilegais aconteçam, o dinheiro também deve ser usado para transações legais. Ou seja, você precisa de uma ponte ilegal para a legal. E é aí que entram as criptomoedas”, acrescenta.
Um dos entrevistadores questionou, então, se o seu ponto de vista se referia a coisas do tipo darkweb, ao que ele negou:
“Não pode estar totalmente na darkweb. Como você compra coisas normais? E hoje em dia o dinheiro é cada vez menos usado. Existem alguns lugares em que você não pode usá-lo. Portanto, existe uma função que força a transação ilegal, ‘quase legal’ e, em alguns casos, legal. Mas precisa ser legal e ilegal”, explicou.
Bitcoin não vai ‘governar’ a economia
Embora Musk veja utilidade no Bitcoin, ele também não acredita que a criptomoeda vai liderar o sistema financeiro, ou seja, não será uma moeda de reserva global do mundo.
“Da mesma foram que vejo as criptomoedas como substitutas do dinheiro, não as vejo como o principal banco de dados financeiro”, disse.
Porém, ao finalizar seus comentários sobre o Bitcoin, Musk esclareceu que não tem nada contra a tecnologia.
“Às vezes as pessoas consideram como se eu estivesse julgando as criptomoedas, mas na verdade, eu acho que os governos têm leis demais”.