Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, a IBM se associou à empresa de blockchain corporativo Hacera para lançar um diretório semelhante às “páginas amarelas”, com o objetivo de facilitar a participação de empresas interessadas em projetos de blockchain em todo o mundo.
Jerry Cuomo, vice-presidente de blockchain da IBM, escreveu em um post na semana passada que o diretório – chamado de Unbounded Registry – agora está ativo e agrega uma lista de plataformas descentralizadas construídas em várias redes blockchain.
O objetivo, conforme explicado por Cuomo, é ter um centro de informações que possa informar as empresas que desejam adotar a blockchain quais opções existem e como podem participar de projetos, especialmente aqueles construídos em redes privadas que são apenas para convidados.
Atualmente listados no diretório estão os esforços lançados tanto por startups quanto por gigantes financeiros e tecnológicos, como IBM, Huawei, Oracle, SAP e a Autoridade Monetária de Hong Kong.
Para cada projeto, o registro fornece uma breve explicação e uma lista de eventos e notícias recentes. Além disso, oferece um canal – após um processo de inscrição – para as partes interessadas enviarem diretamente as respectivas equipes.
Construído sobre o Hyperledger Fabric 1.0 da Fundação Linux, o próprio Unbounded Registry é um aplicativo de código aberto que permite que projetos blockchain registrem suas informações de maneira distribuída.
Como acrescentou que o registro também interopera com as principais plataformas blockchain, até agora incluindo o Hyperledger Fabric, o R3 Corda, o EEA Quorum e a Stellar.
Explicando as razões para a criação do diretório, ele escreveu:
“PERCEBEMOS DESDE O INÍCIO QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER UMA BLOCKCHAIN SOZINHO; VOCÊ PRECISA DE UMA COMUNIDADE VIBRANTE E UM ECOSSISTEMA DE INOVADORES COM A MESMA MENTALIDADE QUE COMPARTILHAM A VISÃO DE AJUDAR A TRANSFORMAR A FORMA COMO AS EMPRESAS CONDUZEM NEGÓCIOS NA ECONOMIA GLOBAL.”