Aposentadorias no Brasil são uma pirâmide financeira, diz governador de Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que as aposentadorias no Brasil se transformaram como uma pirâmide financeira em câmera lenta, segundo o jornal o Tempo.

Zema participava de uma cerimônia do aniversário do Corpo de Bombeiros na última sexta-feira (30) e aproveitou para comentar sobre as contas públicas do estado que governa — o mais endividado do Brasil.

“As aposentadorias no Brasil de certa maneira se transformaram como uma pirâmide financeira em câmera lenta. Só não estourou antes porque alguém leva 20, 40 anos para se aposentar”, afirmou segundo o jornal.

Além disso, o governador de Minas afirmou que já havia tomado diversas medidas que procuravam cortar gastos, mas que dependia ainda de algumas mudanças na legislação e que a reforma da Previdência era um dos exemplos.

O político usou o discurso no Corpo de Bombeiros para relembrar que o estado precisa de reformas e que enviará em setembro um projeto à Assembleia Legislativa para equilibrar as contas públicas do estado.

“Nenhuma entidade seja privada ou pública consegue se viabilizar gastando mais do que ganha”, disse.

Segundo O Tempo, entre as medidas que serão colocadas em votação estão as privatização de empresas estatais, congelamento de reajustes para servidores de todos os poderes. Zema vem negociando com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Dívida pública

Conforme dados coletados pela Agência Brasil, a dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 3,914 trilhões em julho, o que corresponde 55,8% do PIB, com redução em relação a junho quando essa relação estava em 55,2% do PIB.

No mês passado, a dívida bruta — que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais — chegou a R$ 5,541 trilhões. Esse saldo correspondeu a 79% do PIB, acima do percentual registrado em junho (78,7%).

Fonte: Portal do Bitcoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat