De acordo com a publicação da agência de notícias Coindesk, o segundo maior banco da Itália, o Intesa Sanpaolo, e 13 outros bancos concluíram com sucesso a primeira fase de um teste de blockchain para reconciliação interbancária.
Os testes, que começaram em 04 de junho, foram realizados em conjunto com o ABI Lab – um laboratório de pesquisa apoiado pela Associação Italiana de Bancos (ABI) – e finalizado na semana passada.
O objetivo do projeto é melhorar certos aspectos da “spunta”, ou transações interbancárias, como o tempo necessário para identificar transações incompatíveis entre dois bancos e a falta de um processo padronizado e um único protocolo de comunicação.
Na fase de prova de conceito e teste de 10 meses, cada banco recebeu um nó e os bancos carregaram dados reais do banco de dados, processando 1.200.000 transações durante o período do teste.
O sistema interbancário é baseado no Corda Enterprise, a plataforma desenvolvida pela startup de consórcio blockchain R3 que oferece o que é chamado de Blockchain Application Firewall. Isso permite que a plataforma seja “implantada em data centers corporativos, mantendo a capacidade de comunicação segura com outros nós em qualquer outro lugar do mundo”, de acordo com um comunicado de imprensa.
Katerina Koutoulaki, diretora associada do R3, disse à CoinDesk por e-mail:
“ATUALMENTE, DOIS BANCOS ENVOLVIDOS NO PROJETO SÃO MEMBROS DO R3. ELES COMPARTILHAM NOSSA META DE MOVER APLICATIVOS DE BLOCKCHAIN PARA IMPLANTAÇÃO COMERCIAL E MUDAR NEGÓCIOS DE DENTRO E ESTAMOS SATISFEITOS EM TRABALHAR COM ELES NESTE PROJETO.”