Jeff Garzik, importante desenvolvedor do Bitcoin Core, está envolvido em um novo projeto no universo cripto/blockchain, chamado VeriBlock e que pretende usar a confiança e a integridade da blockchain do Bitcoin como uma espécie de “segurança particular” para outras critpomoedas, atuando como um mecanismo de consenso suplementar, para projetos de criptoativos que necessitam de uma “segurança” maior, com a finalidade de evitar ataques e hacks diversos.
A solução do VeriBlock, chamada de Proof-of-Proof, não é apenas um white paper e já está em operação em ambiente de teste e mostra que o número de transações já é quase 20% do total de transações diárias do Bitcoin. Especificamente, há um total de 57745 transações de PoP das 309847 transações de Bitcoin. Além disso, o tempo médio de bloqueio do VeriBlock é de 30 segundos.
Segundo o portal de notícias AMBCrypto, recentemente, os desenvolvedores do Bitcoin notaram uma atividade estranha na blockchain do Bitcoin, pois havia um grande número de transações desconhecidas chamadas de transações “OP_RETURN”. Essas transações tinham dados gravados na blockchain do Bitcoin e isso poderia ser usado para provar a existência de dados em um ponto específico no tempo e também para a emissão de ativos. Após uma verificação, ficaram identificadas as transações como provenientes dos testes da solução do qual Garzik é um dos desenvolvedores.
O principal objetivo do VeriBlock é ajudar a proteger outras blockchains, que geralmente têm menores taxas de hash e são propensos a sofrerem ataques de 51%. O VeriBlock melhora a segurança de tais moedas colocando pontos de checagem na blockchain do Bitcoin. A solução ainda não tem prazo para sair do testnet e vir a público por meio de uma versão beta, no entanto, o debate ascendeu os ânimos na comunidade, uma vez que Garzik foi também um dos maiores defensores do SegWit2x que quase dividiu, novamente, o Bitcoin no ano passado.
Por: Cassio Gusson
Fonte: Criptomoedas Fácil