Menos de um mês após anunciar uma parceria com a Tezos para o lançamento de seu token, o BTG Pactual lançou o seu primeiro fundo de investimento focado em criptoativos aberto para clientes.
Intitulado Hashdex Digital Assets Discovery, o fundo multimercado tem como objetivo fazer aplicações em diversos tipos de ativos, incluindo o que o banco chama de “ativos digitais”.
“A política de investimento consiste em aplicar os recursos dos cotistas em instrumentos, valores mobiliários e ativos financeiros de diferentes naturezas e características, de acordo com uma política de gestão de carteira”, afirma o certificado de registro do fundo.
Além da aplicação no próprio fundo, o Hashdex poderá adquirir cotas no exterior, em especial de outro fundo que lida com ativos digitais e que possui sede nas Ilhas Cayman.
“Para a consecução de seus objetivos e a valorização de suas quotas, o Fundo Master poderá aplicar até 20% de seus recursos em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em especial em cotas do Hashdex Digital Assets Index Fund (‘HDAIF’), fundo constituído e regulado sob as leis das Ilhas Cayman, sendo tais cotas objeto de uma oferta Reg D/Reg S sob o Securities Act de 1934 dos Estados Unidos da América, e que é voltado ao investimento em ativos digitais.”
Em outras palavras, o fundo não investirá diretamente em criptoativos (algo vetado pela legislação brasileira), mas poderá adquirir cotas de fundos do exterior que invistam nesses ativos, desde que respeitado o limite máximo estipulado (20%).
O artigo 9º do registro do fundo traz um detalhamento completo sobre os riscos do investimento em ativos digitais, listando 22 tipos de riscos oriundos dos criptoativos.
Sobre o fundo
O Hashdex Digital Assets Discovery poderá investir nas cotas do Hashdex Digital Assets Index Fund – ambos são fundos separados. Este último é baseado em um índice, o Hashdex Digital Asset Index, o qual reúne uma série de criptoativos.
74,49% da composição do índice é composta por Bitcoin e 9,43% por Ethereum (ETH). O fundo ainda conta com participações em EOS, Ripple, Litecoin, Bitcoin Cash e outros criptoativos.
Sobre o Hashdex Digital Assets Discovery, o valor mínimo para aplicação inicial é de R$5.000,00. O fundo está disponível para os clientes do BTG Pactual através da plataforma digital do banco, o BTG Pactual Digital.
O BTG é a segunda instituição financeira do Brasil a lançar um fundo de investimento em criptoativos. Em 2018, a Genial Investimentos, empresa sócia da exchange FlowBTC, lançou o primeiro fundo deste tipo no país.
Por: Luciano Rocha
Fonte: Criptomoedas Fácil