O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra as principais bandeiras de cartões do país para apurar possíveis violações contra a concorrência. Estão envolvidas Visa, Mastercard, Elo e American Express.
“A investigação foi aberta com base em quatro consultas formuladas pela Redecard a respeito da eventual existência de infrações à ordem econômica em contratos das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e American Express. As consultas foram julgadas pelo Tribunal do Cade na sessão de julgamento do dia 3 de outubro”, explicou o órgão em nota.
A partir disso, o Conselho decidiu que os casos deveriam ser objeto de investigação pela Superintendência-Geral da autarquia para “garantir a devida instrução processual e o direito de defesa das bandeiras”.
Em nota enviada ao InfoMoney, a Visa disse ainda que tem como um de seus pilares estratégicos garantir a segurança sistêmica da indústria. “Possibilitando assim, que os comércios sejam pagos por seus respectivos credenciadores ou facilitadores, e que os consumidores sintam-se seguros em utilizar seus meios eletrônicos de pagamentos em qualquer “maquininha”, também conhecidas como POS ou TEF”.
Ainda, a Visa diz que está à disposição do Cade “para esclarecer a importância do envio das informações solicitadas, assim como a melhor forma de compartilhar tais dados, para proteger consumidores e estabelecimentos comerciais.”
A Elo que afirmou ainda não foi notificada formalmente sobre o processo, mas “permanece à disposição das autoridades competentes para qualquer esclarecimento que se faça necessário”.
A Mastercard e American Express também foram contatadas, mas ainda não se posicionaram sobre o assunto até a publicação da matéria.
Por: Giovanna Sutto
Fonte: Infomoney