A Europa Câmbio, empresa especializada na venda online e por telefone de moeda estrangeira, passou a aceitar bitcoin para a compra de dólar, euro e outras moedas estrangeiras partir desta segunda-feira (06).
Segundo comunicado de imprensa, a operação de câmbio com bitcoin já está disponível na unidade do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, e nas lojas online com entrega na Grande São Paulo. A empresa pertence ao grupo B&T Corretora, também dona da corretora de criptomoedas BitBlue.
De acordo com a instituição, a previsão é de que até o fim de junho todas suas 25 lojas físicas, distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, também vão fornecer o serviço de compra de moedas estrangeiras com bitcoin.
Respeitando o limite diário estipulado pelo Banco Central, a compra de moeda com pagamento em espécie é de até R$ 10 mil por dia, por CPF.
Paulo Victor Pereira, diretor de operações da Europa Câmbio, disse que não serão cobradas tarifas adicionais para o novo serviço, pois o objetivo da empresa é apenas oferecer mais uma opção de pagamento.
“Nosso propósito é facilitar a viagem dos nossos clientes criando diversos meios e formas de pagamento”, disse ele no comunicado.
A nota diz ainda que o sistema usado para liquidação da criptomoeda é o Z.ro Pay, desenvolvido, também, pela B&T, que tem como objetivo eliminar o problema comum em transações com criptomoedas, que é a volatilidade— o sistema liquida a compra com bitcoin em tempo real.
A Z.ro Bank afirma que irá divulgar em breve parcerias com grandes multinacionais e e-commerces em operação no Brasil, que terão o bitcoin como alternativa para pagamento em seus sites e aplicativos, diz o comunicado.
Puxadinho bitcoin-real
Para o Estadão, tecnicamente, o processo é uma espécie de ‘puxadinho’, já que para a comprar dólares, por exemplo, antes o bitcoin tem que ser convertido para o real — a criptomoeda sai da carteira do comprador para a de uma corretora que pertence à loja de câmbio.
No entanto, não há qualquer zona cinzenta de legislação que impede o serviço, conforme explicou ao jornal, Túlio Ferreira dos Santos, fundador da Europa Câmbio, afirmando que tudo é realizado em Real.
Por: Portal do Bitcoin