A criptomoeda nacional que está sendo desenvolvida pelo governo da China vai poder ser usada nas plataformas WeChat, da Tencent, e no Alipay, solução de pagamento da gigante Alibaba.
A Forbes também contou a novidade. Conforme a fala do vice-diretor do Banco Popular da China (PBOC), Mu Changchun, no fórum “China Finance 40, a criptomoeda pode estar “perto de seu lançamento”.
De acordo com Mu, a tecnologia vai ajudar a proteger a soberania cambial do país à medida em que for sendo expandida.
O diretor disse que mesmo em época em que métodos de pagamento eletrônico já são bem desenvolvidos, ainda assim a China tem que se planejar para o novo mercado.
“É para proteger nossa soberania monetária e status legal da moeda. Precisamos nos planejar com antecedência para um dia chuvoso”, disse Mu em uma palestra durante a semana, segundo o artigo.
Ele também detalhou que a tecnologia da nova moeda será tão segura quanto as notas de papel e que poderá ser usada mesmo sem conexão à internet.
No mês passado o diretor já havia adiantado um detalhe sobre a possível ‘moeda digital do banco central’ (CBDC). Segundo ele, a emissão da dependerá de um sistema de “dois níveis” no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras seriam emissores legítimos.
Ele acredita “que a moeda digital da China alcançará um equilíbrio entre permitir pagamentos anônimos e impedir a lavagem de dinheiro”.
Criptomoeda da China
Há tempos, rumores apontavam uma possível criptomoeda soberana chinesa, mas até então poucas informações haviam sido divulgadas. É apontado que a moeda poderia estar pronta em já em novembro.
Em meados de agosto, especialistas previram que, se as coisas corressem bem, a moeda digital chinesa poderia sair antes mesmo do lançamento oficial de Libra”, previsto só para o ano que vem. Ainda mais que os reguladores globais ficaram alvoroçados e tentando barrar a iniciativa do Facebook.
Anteriormente, o banco central da China havia manifestado publicamente preocupações sobre a Libra, já que ela poderia ser atrelada ao dólar americano e envolver a participação esmagadora das empresas financeiras dos EUA.
Fonte: Portal do Bitcoin