A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou um alerta sobre o golpe da troca de cartões e o furto de celulares, ações criminosas muito comuns durante o Carnaval, segundo a entidade.
De acordo com o alerta, o órgão cita a aglomeração de pessoas e a distração na hora de pagar compras como o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão. O mesmo descuido também eleva o perigo de ter o celular furtado.
“O Carnaval amplia os riscos de golpes. Hoje em dia, são cada vez mais comuns programações que começam até um mês antes da celebração oficial e se estendem até depois da quarta-feira de cinzas. E a ação dos golpistas acompanha esse calendário”, diz a nota.
Febraban alerta e dá dicas
Conforme explicou a Febraban, um ato comum é um golpista se passar por um vendedor ambulante. Nesse tipo de caso, ele entrega a maquininha para o cliente digitar a senha, mas na verdade é o campo valor que deveria ser preenchido.
O truque, diz a entidade, desvia a atenção do comprador que deixa a senha visível do cartão. A cilada então é finalizada com a devolução de um outro cartão muito parecido.
“A troca só é percebida muito tempo depois, quando a pessoa tentar usar o cartão”, explicou a entidade.
“Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alertou o diretor da comissão de Prevenção a Fraudes do órgão, Adriano Volpini, que deu dicas sobre o que fazer no caso do golpe.
“Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco”, explicou.
A importância de avisar a instituição financeira, disse o diretor, é porque ela vai bloquear a conta e impedir que os bandidos realizem qualquer operação, impedindo consequências mais graves.
Volpini ainda reiterou que o ambiente ideal para os golpistas é a grande aglomeração de pessoas, como é o caso dos blocos de carnaval.
Dicas da Febraban
- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
- Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
- Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, Assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto;
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.
A Febraban também produziu um vídeo para chamar atenção das pessoas sobre os riscos desses tipos de golpes, dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e como evitá-las.