Fórum Econômico Mundial cria proposta de “Declaração de Direitos da Blockchain”

O Conselho Global da Blockchain, uma agência do Fórum Econômico Mundial, está atualmente trabalhando na elaboração de uma “Declaração de Direitos da Blockchain: Princípios de Design para um Futuro Descentralizado”. É uma proposta cujo objetivo é alinhar líderes do setor privado, formuladores de políticas e consumidores em uma visão fundamental de como os usuários podem e devem se proteger à medida que as tecnologias de cadeias de blocos são desenvolvidas.

Um primeiro rascunho do documento será apresentado no âmbito da reunião Anual do Fórum Econômico Mundial,  realizada em Davos, Suíça, de 21 a 24 de janeiro. Atores importantes que atualmente operam no ecossistema participaram de seu projeto, como Consensys, Deloitte, CoinShares UK, Foundation, Accenture, ING Group, Bitfury e ZCash, bem como o Blockchain Research Institute, MIT, Imperial College London e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

O debate para a criação do material será focado principalmente em aspectos relacionados à proteção dos usuários de blockchains , considerando seus direitos. Isso inclui o direito de possuir e gerenciar dados, bem como o direito à proteção desses dados, o direito a informações sobre o sistema e o direito de entender os recursos disponíveis.

A ideia é que os principais participantes do ecossistema estabeleçam os padrões mínimos de operação e implementação de uma blockchain. Isso, com base na premissa de que, à medida que a tecnologia evolui, os  usuários não são protegidos.

O Conselho Global de Blockchain faz parte de uma série de conselhos criados pelo Fórum Econômico Mundial para cobrir o que se qualifica como as áreas tecnológicas mais prementes. Isso inclui, além do blockchain, inteligência artificial, mobilidade autônoma, drones, internet das coisas e medicina de precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat