A Openbazaar (OB1), plataforma de e-commerce baseada em blockchain, anunciou um novo recurso chamado Haven Privacy, um aplicativo que será implementado no principal software da empresa.
Segundo o portal Bitcoin.com, o projeto foi anunciado pela primeira vez na Conferência Norte-Americana de Bitcoin (TNABC, na sigla em inglês), realizada em Miami, na última quinta-feira, 17 de janeiro, quando o fundador da Openbazaar Brian Hoffman revelou o novo serviço para a multidão. A equipe do Openbazaar chama o Haven Privacy de “super-aplicativo” porque oferece aos usuários a capacidade de conversar com outros membros de uma maneira criptografada, além de permitir a compra e envio de criptoativos de forma privada. Os novos recursos estarão disponíveis em breve para os aplicativos da Openbazaar (iOS e Android), juntamente com a implementação completa do nó da plataforma.
“Ao contrário dos aplicativos principais, a privacidade é o cerne de tudo o que o Haven oferece e quando você usa o Haven, seus dados realmente pertencem a você. Eles são criptografados e armazenados diretamente em seu dispositivo móvel”, explica o site da iniciativa.
A mensagem da OB1 adiciona:
“ACREDITAMOS QUE A PRIVACIDADE E O DINHEIRO PRIVADO SÃO UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL. PEGUE DE VOLTA A SUA PRIVACIDADE.”
Dois anos de trabalho
Neste momento, os usuários da Openbazaar têm que esperar que a empresa libere a privacidade do Haven, mas eles podem se inscrever para informações de lançamento, registrando-se para o boletim informativo dedicado ao novo serviço. O primeiro funcionário da OB1 Mike Wolf explicou aos seus seguidores no Twitter que o novo aplicativo é um “fator de mudança” e que o projeto levou mais de dois anos para ser construído.
Wolf também observou que há um nó completo da Openbazaar embutido na plataforma Haven Privacy. Washington Sanchez, da Openbazaar, também detalhou como estava empolgado ao revelar a nova rede social descentralizada Haven Privacy.
“O LANÇAMENTO DA VERSÃO BETA PRIVADA ESTÁ PREVISTA PARA A SEGUNDA-FEIRA (21); JÁ O BETA ABERTO SERÁ LANÇADO POUCO DEPOIS”, DISSE SANCHEZ AOS SEUS SEGUIDORES NO TWITTER.
O anúncio da Openbazaar segue na esteira do aumento de fraudes, censura e imitação nas gigantes redes de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram. Muitos usuários foram banidos e censurados por expressarem opiniões controversas nessas essas plataformas. Em resposta a essas ameaças, houve uma série de tentativas de mídia social como Memo e Honest Cash, que foram lideradas por desenvolvedores do Bitcoin Cash (BCH).
O aplicativo da Openbazzar, no entanto, é muito mais parecido com a plataforma de mídia social Hivr, que também oferece aos usuários registrados um lugar para postar conteúdo, dicas (BCH ou BTC) e conversar uns com os outros usando um sistema de mensagens instantâneas. Embora a base de usuários do Hivr seja muito pequena, a Openbazaar deve ser capaz de alavancar seus usuários existentes para ajudar sua plataforma social a ganhar força.
Por: Luciano Rocha
Fonte: Criptomoedas Fácil
Você pode se interessar
-
PIB cresce 7,7% no 3º trimestre; foi a maior variação desde 96
-
Como a Tesla fez Musk virar a 2ª pessoa mais rica do mundo
-
Varejistas aceleram investimentos em lojística e aplicativos.
-
Bitcoin supera todos os fundos de investimento do Brasil em 2020
-
Só 4 em cada 10 empresas sobrevivem mais de 10 anos no Brasil