Negociação de bitcoin dispara na Venezuela enquanto Bolívar desvaloriza

O volume de negociação de bitcoin por meio do serviço peer-to-peer (P2P) LocalBitcoins cresce notavelmente na Venezuela e cada vez mais os residentes do país estão se voltando para o bitcoin como uma reserva de valor.

De acordo com o Crypto Globe, em publicação nesta terça-feira (13), os latino-americanos em geral têm aumentando o uso da plataforma LocalBitcoins, conforme dados recentes mostrados nos gráficos da Coin.Dance.

Argentina, Venezuela, Peru, Colômbia, Chile e México já representam quase 20% do volume global da LocalBitcoins.

(Fonte: LocalBitcoins, CryptoGlobe)

No entanto, em comparação ao volume global da criptomoeda, o volume latino representa apenas 0,126%, afirmou o site.

A Venezuela presencia uma gigantesca quantidade de bolivares sendo trocados por bitcoin em níveis nunca vistos, um volume de BS 1,8 milhões (bolívar soberano), referentes a 1.100 btcs em 10 de novembro.

(Fonte: Coin.Dance)

O fenômeno recente de adesão ao bitcoin no país do ditador Nicolás Maduro provavelmente é causado pela inflação venezuelana desenfreada.

Isso faz com que cidadãos criem maior interesse em uma moeda menos volátil que o bolívar e, mesmo com as oscilações dos preços, ainda é uma opção viável, diz o site.

Além disso, se alguém pretende deixar o país pode facilmente sair sem se preocupar com a patrulha de fronteira, levando apenas seu celular, pen drive ou até mesmo uma paper wallet dobrada entre os pertences.

(Fonte: Coin.Dance)

No entanto, esse pico de volume não pode ser totalmente atribuído à rápida desvalorização do bolívar.

No início de outubro, houve o maior número de bitcoins negociados pelos residentes venezuelanos. Eles negociaram 1.089 BTCs num volume que, na ocasião, correspondia a US$ 7,1 milhões.

O serviço LocalBitcoins funciona como um mercado de balcão (OTC, na sigla em em inglês), onde os usuários negociam criptomoedas entre si diretamente.

Vendo o grande sucesso da plataforma, a empresa esbanja contentamento e rebate certos ceticismos em relação ao bitcoin, como numa publicação no Twitter há poucos dias que diz:

“A crescente reputação do bitcoin como reserva de valor e o crescimento que ele ainda está passando sugere que ele não está prestes a desaparecer”.

LocalBitcoins.com@LocalBitcoins

“(…) bitcoin’s increasing reputation for security and the growth it is still undergoing suggests it is not about to go away.” https://www.spectator.co.uk/2018/11/the-problem-bitcoin-solves/ 

22

Informações e privacidade no Twitter Ads

The problem bitcoin solves | The Spectator

Paul Krugman, blogger, fiat-currency enthusiast and winner of the Nobel Prize in Economics earlier this year justified his scepticism about cryptocurrencies in the New York Times. He asked readers to…

spectator.co.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat