Os 10 maiores riscos para o mundo em 2020, de acordo com a Eurasia

A consultoria de risco político Eurasia tradicionalmente publica no início de cada ano um relatório apontando os 10 tendências políticas e geopolíticas mais desafiadoras para os investidores globais.

Neste ano, alguns temas ganham relevância, conforme apontam o presidente da consultoria, Ian Bremmer, e o chairman Cliff Kupchan, como o crescimento do risco geopolítico, mas sem uma “verdadeira” crise internacional.

Os analistas políticos apontam que a globalização segue sendo chave, tendo criado oportunidades e riquezas ao longo dos últimos anos com troca de ideias, bens e capital humano. Porém, China e Estados Unidos estão se dissociando em termos de tecnologia, enquanto países do mundo desenvolvido estão se tornando cada vez mais polarizados.

Já a economia global, após emergir da recessão de 2008, agora está vendo suas taxas de crescimento diminuir, com mais economistas esperando uma recessão em 2020 ou 2021. “E o mundo está entrando agora em uma recessão geopolítica, com a falta de uma liderança global como resultado de unilateralismo dos EUA, uma erosão das alianças lideradas por americanos, uma Rússia em declínio que quer diminuir a estabilidade e coesão dos EUA e aliados, além de um crescente aumento do poderio da China que cria uma alternativa global”.

As mudanças climáticas também fazem parte da lista de riscos globais, entrando na pauta política como nunca antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat