Cinco candidatos à Presidência da República apresentaram nesta terça-feira suas agendas de inovação e tecnologia para os próximos quatro anos no GovTech Brasil, em um evento organizado em São Paulo pela aceleradora de startups BrazilLAB e pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).
Veja abaixo as propostas do candidato Guilherme Boulos:
Identidade digital – Guilherme Boulos disse que é a favor da implementação da identidade digital. “É preciso uma unificação dos documentos e, a partir daí, fazer uma ouvidoria, usar a tecnologia como forma de participação e consulta das pessoas. Seguramente, hoje no país, se pudessem fariam isso pelo celular, que está em maior número do que a própria população. As pessoas precisam participar da decisões – metade daqueles que compõem o Congresso já estariam fora de lá. Há formas de participação que precisam ser valorizadas”, disse o candidato do PSOL.
Investimentos – Boulos afirmou que o investimento em tecnologia nos Estados Unidos é feito com dinheiro público. “O Iphone foi criado com dinheiro público, não foi a Apple que financiou a pesquisa. A ciência e a tecnologia no mundo vêm do investimento público. No Brasil, hoje, menos de 1% do PIB é destinado à Ciência e Tecnologia”. Para ele, é preciso destinar o investimento público para sair da crise, combater desigualdades e também para alcançar inovação. “Acreditar que o setor privado é a panaceia que vai resolver tudo; eu não compartilho dessa ideia.”
Empregos – O candidato disse que nem tudo que é tecnologia é necessariamente bom. “A tecnologia deve servir às pessoas. O que não dá é substituir empregos por tecnologia; não pode simplesmente implementar porque é mais barato para o setor privado e deixar as pessoas a sua própria sorte. O debate não é simplesmente substituir postos de trabalho por tecnologia. É preciso avaliar como a tecnologia pode servir em cada caso.”
O candidato Guilherme Boulos não abordou ainda o assunto sobre criptomoedas– nem em seus planos de governo, nem em entrevistas.
Por: Vivian Reis
Fonte: G1
Você pode se interessar
-
OCDE prevê retração da economia brasileira em 2020
-
60% dos usuários já consideram PIX melhor que TED e DOC
-
Brasil tem maior taxa de transmissão de Covid-19 desde maio, aponta Imperial College
-
Prazo para solicitar 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta
-
Banco Central prevê aumento da inflação e incerteza na retomada da economia