Queda no preço do Bitcoin: manipulação do mercado

Relatos da abertura de uma posição vendida maciça, bem como a transferência de uma quantidade significativa de BTC, chegando tão perto do início da recente gueda do Bitcoin, reacenderam a conversa sobre manipulação no mercado.

Posição Vendida de Bitcoin em Massa Aberta Antes da Queda de Quarta-feira.

Na quarta-feira (05 de Setembro), o mercado de criptomoedas experimentou um declínio significativo à medida que os preços simbólicos despencaram em questão de minutos. O Bitcoin caiu três por cento em dez minutos, continuando a cair abaixo da marca de US $ 7.000 pela primeira vez em Setembro de 2018. Ethereum, assim como outras altcoins, não ficaram de fora do mercado com sangramento. Essa foi a magnitude da queda que o mercado perdeu, US $ 20 bilhões em capitalização de mercado total em menos de um dia.

Posição Curta de Bitcoin em Massa Aberta Antes da Queda de Quarta-feira

Nos dias que antecederam o declínio, duas grandes transações aconteceram. No domingo, um trader desconhecido abriu uma posição vendida de 10.000 BTC, no valor de US $ 74 milhões. Este movimento aumentou drasticamente o total do mercado de Bitcoin para 32.000 BTC. Se o referido operador tinha conhecimento privilegiado da queda de preço que ainda estava por vir, ainda é desconhecido.

Outra ocorrência interessante que precedeu a queda foi a notícia de que uma carteira – possivelmente associada ao extinto mercado de darknet da Silk Road ou ao Monte. Debacle Gox – retirou mais de 100.000 BTC. Com o volume de negociações da BTC disparando para US $ 5,5 bilhões até quarta-feira, é possível que esses fundos (ou pelo menos uma parte deles) tenham sido despejados no mercado.

Preocupações de Manipulação de Preço do Bitcoin.

Nos principais mercados, eventos como esses seriam mais do que suficientes para suspeitar de insider trading e manipulação de mercado. No início deste ano, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e a Commodities Futures Trading Commission (CFTC) anunciaram que estariam investigando alegações de manipulação de preços pelo Bitcoin.

O assunto de atividades ilegais de fixação de preços também é um fator de reticência da SEC em aprovar um ETF de Bitcoin. Até agora, a Comissão negou ou adiou sua decisão sobre os vários registros de ETFs da Bitcoin.

Muito barulho por nada.

Embora essas questões permaneçam, existe também a possibilidade de que nenhum desses eventos tenha nada a ver com a recente queda nos preços. Como Mati Greenspan, da eToro, coloca: “Correlação ≠ Causação”.

Talvez depois de mais de duas semanas de ganhos constantes e aumentos laterais, era hora de outra queda, o que significa enormes lucros para as baleias. Não está fora da possibilidade de as baleias se envolverem em lucros em massa quando o BTC se aproxima de um nível de resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Does not receive any data from API
WhatsApp chat