A Associação Russa de Criptoindústria e Blockchain (RACIB, na sigla em inglês), organização que representa os interesses das empresas de criptomoedas no país, esteve envolvida em várias iniciativas de promoção do setor e destacou sua importância para a economia.
Recentemente, a RACIB decidiu apoiar ativamente o desenvolvimento da mineração de criptoativos no país participando de dois projetos para criar pools de mineração na Rússia. Uma das principais tarefas é trazer de volta parte do dinheiro que agora flui para empresas estrangeiras, disse o diretor da associação Arseniy Shcheltsin, de acordo com a agência de notícias Bitcoin.com.
De acordo com a RACIB, mais de 400 mil pessoas estão empregadas no setor, com 70 mil empresas operando centenas de milhares de plataformas de mineração. Algumas delas são fazendas de tamanho industrial; no entanto, muitos russos comuns também estão minerando criptomoedas em suas casas e garagens.
Shcheltsin e seus colegas acreditam que o número de mineradores amadores está diminuindo gradualmente, enquanto os profissionais do mercado estão crescendo e contratando mais especialistas, de eletricistas e engenheiros de refrigeração a especialistas em TI e desenvolvedores de programas.