Sexta-feira, 25 de dezembro – falta a alegria de Natal nos mercados de cripto, com muitos grandes ativos cripto atingidos por perdas de dois dígitos. Praticamente todas as 100 maiores moedas por capitalização de mercado estão no vermelho, como mostram os dados da Coin360.

Visualização de mercado da Coin360

A maior cripto, o Bitcoin (BTC), despencou mais de 9% no dia, e estava sendo negociado a US $ 3.812 no momento desta publicação, de acordo com o Índice de Preços Bitcoin da Cointelegraph. Depois da forte alta de ontem, véspera de Natal, no qual subiu acima de US $ 4.236, a moeda top tem sido negociada a US $ 3.755 nas horas de negociação antes desta publicação – uma queda de cerca de US $ 500.

Ao longo dos últimos sete dias, o padrão de negociação do Bitcoin tem sido caracterizado pela alta volatilidade – variando entre a recuperação do preço de US $ 4.000 e além, para cair novamente na faixa de US $ 3.700 – US $ 3.800.

Enquanto a moeda ainda é forte, 17,2% maior do que seu valor no início de seu gráfico semanal, no mês, o Bitcoin caiu cerca de 12%.

Gráfico de preços de 7 dias do Bitcoin. Fonte: Índice de Preços Bitcoin da Cointelegraph

A segunda maior cripto do mercado, o Ripple (XRP), foi ainda pior, caindo 15% nas 24 horas anteriores a esta publicação, de acordo com o Índice de Preços Ripple da Cointelegraph. O ativo está atualmente sendo negociado a US $ 0,38 – após um pico na semana anterior de US $ 0,45 ontem. Em seu gráfico semanal no entanto, o Ripple sobe sólidos 31,5%, com perdas mensais de apenas 7%.

Gráfico de preços de 7 dias do Ripple. Fonte: Índice de Preços Ripple da Cointelegraph

O Ethereum (ETH) – que está em terceiro lugar na capitalização de mercado – perdeu mais de 18% no dia e estava sendo negociado a US $ 127 no momento desta publicação. Durante o minirrali de ontem, o Ethereum rompeu a barreira de US $ 150 – seu preço mais alto em cerca de cinco semanas.

O Ethereum ainda está 51,5% no verde em seu gráfico semanal e avançou para o verde no mês, cerca de 5%.

O aumento de preço de ontem no contexto do gráfico de preços de 3 meses do Ethereum. Fonte: Índice de Preços Ethereum da Cointelegraph

A quarta maior criptomoeda, o Bitcoin Cash (BCH), caiu cerca de 20,7% e está sendo negociado a US $ 164 no momento. Tendo sofrido uma volatilidade surpreendente nos últimos tempos, a moeda tem alta em torno de 113% em seu gráfico semanal – e de cerca de 27% no mensal.

O recém-bifurcado Bitcoin SV (BSV), atualmente a nona maior criptomoeda, caiu cerca de 15%, indo para US $ 93, segundo dados da CoinMarketCap.

Incluindo BTC, XRP, ETH e BCH, dezesseis das vinte maiores moedas do CoinMarketCap caíram entre 10 e 19 por cento no dia. Fortes perdas atingiram criptos como o Litecoin (LTC) – queda de quase 12% em 31.09 – IOTA (MIOTA) – queda de 14%, para US $ 0,33 – e Cardano (ADA), queda de 16%, para US $ 0,04.

O Dash (DASH) caiu cerca de 16% para US $ 82; o Ethereum Classic (ETC) caiu cerca de 13% em US $ 4,72. As altcoins Monero (XMR) e ZCash (ZEC), com foco na privacidade, caíam 10,8% e 12%, para US $ 50,5 e US $ 61,57 respectivamente no momento da publicação.

A capitalização total de mercado de todas as criptomoedas estava em US $ 128,8 bilhões no momento – tendo atingido mais de US $ 147,8 bilhões ontem. No entanto, permanece acima do mínimo de US $ 114,2 bilhões no início do gráfico de sete dias em 18 de dezembro.

Gráfico de preços de 7 dias da capitalização total de mercado de todas as criptomoedas da CoinMarketCap

Mais cedo hoje noticiou-se que a gigante da internet japonesa GMO Internet Group está deixando o setor de hardware de mineração de Bitcoin, depois de reportar uma “perda extraordinária” no quarto trimestre deste ano, em meio ao incansável mercado de urso da criptomoeda.

Em uma nota mais positiva para adoção, o protocolo blockchain TRON (TRX) ultrapassou um milhão de contas de usuários nesta semana, mesmo que o token não tenha sido poupado do vermelho nos mercados de hoje.