O bilionário Warren Buffett soltou comentários recentes nos quais voltou a criticar o Bitcoin, embora tenha elogiado a tecnologia blockchain.
De acordo com o portal de notícias CoinDesk, o presidente e CEO do conglomerado multinacional Berkshire Hathaway reiterou suas opiniões de longa data sobre o Bitcoin à apresentadora Becky Quick, da CNBC. Buffett classificou a forma como algumas pessoas enxergam a criptomoeda de “uma ilusão”.
“A BLOCKCHAIN É ALGO ENGENHOSO E IMPORTANTE, MAS O BITCOIN NÃO TEM VALOR POR SI SÓ”, DISSE BUFFETT. “NÃO PRODUZ NADA, VOCÊ PODE OLHAR PARA ELE O DIA TODO E ISSO NÃO VAI GERAR MAIS BITCOINS OU ALGO ASSIM.”
Reconhecendo que o Bitcoin e a blockchain foram explicados a ele por outros, Buffett acrescentou:
“AS PESSOAS ESPERAM QUE ALGO ASSIM MUDE SUAS VIDAS, E É UMA COISA MUITO ENGENHOSA DESCOBRIR COMO TER UMA OFERTA LIMITADA E TORNAR MAIS DIFÍCIL E MAIS CARO CRIÁ-LAS À MEDIDA QUE VOCÊ AVANÇA E TODO ESSE TIPO DE COISA. MAS A FUNÇÃO DA BLOCKCHAIN NÃO DEPENDE DE [BITCOIN].”
Ele não explicou por que considera a blockchain importante.
Buffett comentou também sobre o banco JP Morgan estar lançando sua própria criptomoeda, a JPM Coin. Não ficou claro como o chamado “Oráculo de Omaha” sente-se sobre este caso de uso particular.
Como Buffett, o CEO do JP Morgan Jamie Dimon tem sido um detratores do Bitcoin, notoriamente chamado de “fraude” em 2017 (embora mais tarde ele tenha dito que lamentava o comentário, apesar das reservas em relação ao criptoativo).
“Veneno de rato ao quadrado”
Os pontos de vista de Buffett sobre o Bitcoin são bem conhecidos. Ainda em 2014, ele alertava os investidores para evitarem exposição à criptomoeda.
Em maio passado, ele referiu-se ao Bitcoin como “veneno de rato ao quadrado”, observando que era um “ativo não produtivo”, durante a reunião anual de acionistas da Berkshire. A fala de Buffett foi uma espécie de complemento a do seu sócio Charlie Munger, que classificou o Bitcoin como “veneno de rato”.
“O PREÇO DO BITCOIN DEPENDE DE INDIVÍDUOS QUE QUEREM PAGAR MAIS POR CADA MOEDA DO QUE O PAGO ANTERIORMENTE”, DISSE BUFFETT NA OCASIÃO.
Da mesma forma, ele previu que o Bitcoin chegaria a um “final ruim” em janeiro de 2018, e enfatizou que a Berkshire não teria posição nos futuros da criptomoeda – a Cboe e a CME haviam anunciado os mercados futuros um mês antes, em dezembro de 2017.
Por: Luciano Rocha
Fonte: Criptomoedas Fácil