Quarta-feira, 9 de janeiro – os mercados de cripto continuam a mostrar sinais mistos, com a maioria das principais moedas de valor de mercado tendo pequenas mudanças tanto no vermelho quanto no verde. O Bitcoin (BTC) está mantendo a marca de US $ 4.000, como mostram os dados da Coin360.
O Bitcoin está sendo negociado irregularmente de lado nos últimos três dias, e atualmente está em baixa de 1,4% no dia, sendo negociado a US $ 4.048. Tendo quebrado a resistência de US $ 4.000 em 6 de janeiro, o Bitcoin subiu para cerca de US $ 4.100, subseqüentemente continuando a flutuar entre US $ 4.000 e US $ 4.100.
Em comparação com seu preço mais baixo na primeira metade do seu gráfico de 7 dias, o Bitcoin subiu até agora 7,9 por cento na semana. No mês, a moeda subiu mais de 12,6% até o momento desta publicação.
Gráfico de preços de 7 dias do Bitcoin. Fonte: Índice de Preços Bitcoin da Cointelegraph
O Ethereum (ETH) – que continua a ser classificado como a maior altcoin por capitalização de mercado – está tendo uma mudança de preço similar no dia, com queda de 0,22 por cento, para negociação a US $ 151. Tendo atingido um recorde de alta de US $ 162 no dia 5 de janeiro, o Ethereum se manteve acima de US $ 150 em seu gráfico de 7 dias – excluindo uma breve queda para US $ 147 em 3 de janeiro.
Com um valor de mercado de US $ 15,7 bilhões, o ativo está mantendo uma pequena margem à frente da segunda maior altcoin por capitalização de mercado Ripple (XRP), que tem um valor de mercado de quase US $ 15 bilhões, segundo dados da CoinMarketCap.
O Ethereum está fortes 13,3 por cento no verde em seu gráfico semanal – e tem visto uma impressionante alta de 59 por cento em crescimento no mês.
Gráfico de preços de 7 dias do Ethereum. Fonte: Índice de Preços Ethereum da Cointelegraph
O Ripple (XRP) praticamente não registrou nenhuma alteração de preço no dia, e está sendo negociado perto de US $ 0,36 no momento, de acordo com dados da CoinMarketCap.
Tendo tido uma alta dentro da semana de cerca de US $ 0,38 em 7 de janeiro, e uma baixa de US $ 0,35 em 4 de janeiro, o ativo tem praticamente um ciclo completo na semana e não está vendo mudança percentual em seu gráfico de 7 dias. No mês, o Ripple está em alta de 17,6%.
Entre as vinte maiores moedas restantes no CoinMarketCap, mais da metade estão no vermelho, com perdas de três por cento.
A única exceção é o Tron (TRX), que subiu 7,3 por cento no dia para ser negociado a cerca de US $ 0,028 no momento da publicação.
Como relatado em 3 de janeiro, o robusto cliente de torrent BitTorrent anunciou recentemente o lançamento de seu token nativo baseado no protocolo Tron, apelidado de BitTorrent (BTT). Hoje noticiou-se que a Tron contratou o ex-procurador de supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, David Labhart, como seu primeiro diretor de conformidade.
Aparentemente impulsionado pela notícia, o TRX tem tido um aumento consistente na semana, levando seu crescimento de 7 dias para impressionantes 47,3%.
Gráfico de preços de 7 dias do TRX. Fonte: CoinMarketCap
Ainda entre os dez primeiros, o Litecoin (LTC) tem sofrido algumas das maiores perdas de 24 horas, perdendo mais de 2 por cento em valor para ser negociado em torno de US $ 39,2. O Stellar (XLM) está tendo uma perda de 2%, enquanto o Bitcoin Cash (BCH) e o recém-bifurcado Bitcoin SV (BSV) caíram 1,26 por cento no dia.
No contexto do top 20, as perdas são limitadas a amenos 2 por cento – todas as moedas estão, no entanto, no vermelho no momento. A moeda nativa da exchange cripto Binance Coin (BNB) caiu 1,2 por cento, para ser negociado a US $ 6,66; o Zcash (ZEC), que tem foco na privacidade, caiu cerca de 1,22%, para US $ 60,76.
A capitalização total de mercado de todas as criptomoedas está em torno de US $ 136,79 bilhões no momento do texto – acima de uma baixa na semana anterior de cerca de US $ 129 bilhões em 4 de janeiro.
Gráfico de preços de 7 dias da capitalização total de mercado de todas as criptomoedas. Fonte: CoinMarketCap
Conforme relatado hoje, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) recomendou mais pesquisas sobre criptomoedas em 2019, em um documento focando a aplicabilidade estatutária das leis e regulamentos da União Europeia aos ativos cripto.
Na Cúpula Bitcoin Israel, nesta semana, o criptógrafo veterano e pioneiro da indústria Nick Szaboargumentou que, em um contexto de crescente incerteza geopolítica global, os bancos centrais poderiam em breve recorrer a criptomoedas para reforçar suas reservas. Szabo nivelou seus argumentos contra os do chefe do Conselho Econômico Nacional de Israel, que abriu a cúpula com uma duras críticas à viabilidade do projeto de criptomoeda.