O maior banco das Filipinas, o Union Bank, está lançando o primeiro ATM bidirecional para criptomoedas, de acordo com a agência local Philstar publicou em 6 de fevereiro.
A iniciativa permitirá que os clientes possam comprar e vender criptomoedas utilizando dinheiro através dos caixas eletrônicos, no que é definido como parte da “sandbox” do banco – um framework para conduzir experimentos em um ambiente controlado.
A notícia não especificou quais moedas digitais serão aceitas no experimento.
De acordo com a Philstar, o sistema adequa-se à regulamentação atual e é resultado da colaboração entre o Union Bank e o Banco Central do país, Bangko Sentral ng Pilipinas (BSP). O artico cita um comunicado publicado pelo banco, dizendo que os ATMs irão oferecer “um canal alternativo para que os clientes possam converter seus pesos em moedas virtuais e vice-versa”.
A Philstar noticiou que o Union Bank registrou lucro de 7.32 bilhões de pesos filipinos (cerca de US$140 milhões) no ano passado. O banco está entre os dez maiores do país em ativos.
O BSP é o regulador oficial das exchange cripto nas Filipinas, como empresas de remessas, e reconhece as moedas virtuais como método de pagamento legítimo desde a Circular 944, publicada em fevereiro de 2017.
Como noticiou a Cointelegraph recentemente, uma nova regulamentação foi estabelecida pela Autoridade da Zona Econômica Cagayan do país. As novas regras buscam recular a indústria de criptomoedas e proteger os investidores, influindo em questões como a aquisição de ativos cripto, incluindo tokens de utilidade e segurança.
Em janeiro, a operadora de ATM Bitcoin Coinme dos Estados Unidos firmou parceria para vender Bitcoin (BTC) nos quiosques de contagem de moedas da Coinstar.
Por: Adrian Zmudzinski
Fonte: Cointelegraph