Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, o Paris Saint-Germain (PSG), maior time de futebol da França, está planejando lançar sua própria criptomoeda como forma de incentivar a participação de seus fãs espalhados por todo o mundo.
Nesta terça-feira, 11 de setembro, o PSG, que ostenta jogadores proeminentes, incluindo a estrela brasileira Neymar, anunciou uma parceria de vários anos com uma startup de blockchain sediada em Malta, chamada Socios, que abordará a tecnologia para a chamada Fan Token Offering.
De acordo com um site de notícias francês, o PSG está mirando 2019 para começar a emitir seus tokens proprietários, tornando-o potencialmente um dos primeiros clubes de futebol do mundo a fazer algo do tipo.
Em vez de um papel monetário para a moeda do PSG, no entanto, o objetivo é permitir que os torcedores que possuem o token possam votar e decidir sobre assuntos menos estratégicos, como adversários em amistosos, segundo o relatório.
A propriedade do token dará aos fãs acesso a ofertas exclusivas, como reuniões com jogadores ou participação em determinadas partidas.
Ao adotar blockchain como a tecnologia subjacente para a emissão, o PSG disse que a esperança é tornar o processo de votação mais seguro e transparente, com as transações sendo publicamente visíveis.
O diretor de parcerias do PSG Marc Armstrong comentou:
“O PARIS SAINT-GERMAIN ESTÁ DETERMINADO A APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE A CRIPTOMOEDA PODE OFERECER. ESSA TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA TERÁ UM IMPACTO IMPORTANTE NA ESTRATÉGIA GERAL DE NEGÓCIOS DO CLUBE E NA FORMA COMO NOS ENVOLVEMOS COM NOSSA BASE DE FÃS.”