Changpeng Zhao (CZ), CEO da grande exchange Binance, anunciou que a plataforma planeja retomar totalmente os saques e depósitos nesta terça-feira (14). CZ fez um anúncio em uma publicação no blog da empresa, publicado em 12 de maio.
A Binance suspendeu depósitos e saques enquanto trabalhava para reformular seus sistemas de segurança após o hack de 7 de maio, que resultou no roubo de cerca de 7.070 Bitcoins (BTC) das carteiras quentes da exchange — no valor aproximado de mais de R$ 160 milhões.
Na última atualização, o CEO não deu detalhes das ações das equipes da exchange depois do hack, dizendo ao público que ele poderia revelar mais informações depois que a plataforma retomar totalmente suas operações. Ele então brevemente comentou:
“Nossa equipe está tendo progressos e tem trabalhado no fim de semana. Em alguns dias, teremos reformulações importantes no nosso sistema, com um grande número de recursos de segurança avançada adicionados ou completamente rearquitetados. Nós vamos dar mais detalhes sobre algumas mudanças mais tarde.”
A atualização significa a terceira resposta oficial do CEO da exchange desde que o incidente ocorreu — a primeira foi uma sessão de perguntas e respostas ao vivo depois do hack e a segunda um breve anúncio de medidas sendo adotadas para diminuir chances de novas falhas de segurança.
Dos comunicados da Binance até aqui, é sabido que o hack teria sido premeditado e conduzido através de uma grande variedade de táticas incluindo phishing e vírus para obter um grande número de códigos 2FA e chaves API.
O incidente gerou mais controvérsia quando CZ revelou publicamente que considerou — e rejeitou — a ideia de responder ao hack com uma abordagem de reorganização do blockchain do Bitcoin: por exemplo, tomando medidas para incentivar mineradores a formar um consenso para usar 51% do poder de hashing da rede para reorganizar as transações do blockchain após a perda.
Em resposta às críticas acaloradas da comunicade, o CEO escolheu não adotar a estratégia — de viabilidade duvidosa, segundo alguns — citando provável dano reputacional ao Bitcoin e ameaça seus princípios de imutabilidade e descentralização.
Até o momento, a Binance é ranqueada como quarta maior exchange do mundo.
Por: Cointelegraph