Fontes ligadas ao tema revelaram que alguns dos maiores bancos do mundo estariam investindo cerca de US$ 50 milhões para construir um sistema de dinheiro digital baseado em blockchain para liquidação de transações. A notícia foi dada pela Reuters em 17 de maio.
Um projeto anterior para uma moeda baseada em blockchain foi revelado pelo banco suíço UBS Group AG e pela startup de tecnologia baseada em Londres Clearmatics ainda em 2015, como o Cointelegraph publicou na época.
Uma das fontes da Reuters disse que o desenvolvimento envolve uma dúzia de grandes bancos investindo em uma nova entidade chamada Finality, que poderia ser lançada já em 2020 — embora o acordo não tenha sido finalizado, então os detalhes podem ser modificados.
Embora os bancos envolvidos na última rodada de investimentos de US$ 50 milhões não tenham sido revelados, a Reuters lembra que as instituições envolvidas anteriormente no projeto do UBS incluíam o UBS, o Banco Santander, o Bank of New York Mellon, o Credit Suisse Group, Barclays PLC. , HSBC Holdings Plc e Deutsche Bank AG.
Em declaração para a Reuters, um porta-voz do Barclays teria negado comentários sobre o acordo, mas disse:
“Somos membros do projeto da UBS e podemos confirmar que a fase de Pesquisa e Desenvolvimento está chegando ao fim.”
Representantes de outros bancos não deram comentários à Reuters.
Por: Cointelegraph