Banco central da China está pronto para lançar criptomoeda apoiada pelo governo

A China está pronta para lançar uma criptomoeda apoiada pelo governo, segundo declaração de Mu Changchun, vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco do Povo da China (PBOC), publicou a Reuters na segunda-feira (12).

Segundo a reportagem, Changchun fez o comentário durante um fórum realizado no sábado em Heilongjiang, cidade na região norte do país.

Até então, havia pouca informação sobre uma criptomoeda soberana chinesa. Agora, com a afirmação de Changchun, fica mais claro o que realmente quer as autoridades financeiras chinesas.

Ele disse que a emissão da moeda digital dependerá de um sistema de “dois níveis”, no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras serão emissores legítimos, escreveu a Reuters.

Disse, também, que a nova criptomoeda não vai depender apenas da tecnologia blockchain, por ela ainda não ser capaz de suportar um volume de transação num país como China.

De acordo com Changchun, o protótipo do CBDC já está completo rodando em um back-end de infraestrutura blockchain com algumas pequenas modificações.

CBDC é a sigla para ‘Central Bank Digital Currency’, que traduzido significa ‘Moeda Digital do Banco Central’, um termo adotado para conceituar uma criptoativo emitido por um banco central de um Estado.

Projeto de criptomoeda tem cinco anos

Desde 2014 o banco central da China tem trabalhado em uma criptomoeda própria, quando montou uma equipe de pesquisa em focada em reduzir custos de circulação do papel-moeda tradicional, diz a reportagem.

No entanto, o assunto começou a ter destaque após o anúncio de lançamento da Libra, criptomoeda do Facebook, supostamente do tipo stablecoin (moeda estável).

Anunciada para 2020, o projeto, liderado pela Libra Association, promete dar condições a pessoas não bancarizadas transacionarem valores em nível global por meio do aplicativo ‘Calibra’.

No final de junho, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil recebeu da Libra Association um pedido de registro da marca Libra no Brasil.

De acordo com o documento, a empresa pretende oferecer produtos atrelados a criptomoedas, como cartão de crédito, gestão, compra e venda, além de um programa que cria tokens para serem trocados por dinheiro.

Por: Wagner Riggs
Fonte: Portal do Bitcoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat