Warren Buffett, principal acionista da Berkshire Hathaway e um dos homens mais ricos do mundo, criticou novamente o bitcoin.
Desta vez, o empresário usou um momento em que falava a repórteres em um evento em Nebraska (EUA) pra dizer que o bitcoin é um sistema de jogo de azar e que fica parado como uma concha.
De acordo com publicação da CNBC no sábado (04), Buffett explicou sua afirmação. Ele disse que tem acontecido muitas fraudes relacionadas ao bitcoin e que a criptomoeda não produziu nada.
“Não faz nada. Apenas fica lá. É como uma concha do mar ou algo assim, e isso não é um investimento para mim”, disse.
Em uma outra comparação, o empresário equiparou o bitcoin com o botão do seu paletó.
Ele falou:
“Eu vou arrancar um botão aqui, eu vou ter um token. Vou te oferecer por US$ 1000 e até o final do dia tentar vendê-lo por até US$ 2 mil… Mas o botão tem um uso e é um uso muito limitado”.
No entanto, Buffet não deixou de dizer que a tecnologia que surgiu com o bitcoin, blockchain, tem algo para dar.
Segundo a reportagem, o empresário disse que blockchain é grande, mas não precisa do bitcoin. Quando perguntado se ele se envolveria com a tecnologia, respondeu:
“Nós provavelmente já estamos fazendo isso indiretamente, mas não, eu não seria a pessoa para liderar blockchain”.
Bitcoin é ilusão
Em meados de fevereiro, Warren Buffet mostrou mais uma aversão ao bitcoin, chamando-o de “ilusão”.
Em entrevista a um programa na mesma mídia, ele disse:
“Bitcoin não tem valor único. Não produz nada. Você pode olhar para ele o dia todo e não vai sair bitcoins. É uma ilusão basicamente”.
Ele também disse que não havia dinheiro nesse mercado, enquanto há bastante em Wall Street, e acrescentou:
“Isso atrai charlatães”.
Na ocasião, Buffett também elogiou a tecnologia blockchain.
Buffett x Bitcoin
Não é a primeira vez que o bilionário faz comentário negativos sobre bitcoin. No passado, ele chamou-o de fraude e de bolha.
Em uma entrevista em janeiro de 2018, Buffett disse que “tratando-se de criptomoedas, no geral, quase posso dizer com certeza que elas terão um final infeliz”.
Três meses depois, em entrevista para o Yahoo, o megainvestidor falou que bitcoin não é investimento e que as pessoas só compram porque esperam que alguém um dia o venderá por um preço mais caro.
“Você não está investindo quando faz isso, está especulando. Não há nada de errado com isso. Se você quer apostar que alguém vai pagar mais dinheiro amanhã, é um tipo de jogo, mas não é investimento”.
Por: Cointelegraph