A exchange nacional 3xBit pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sigilo nos documentos que encaminhou à autarquia referentes ao processo aberto pela Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB) contra bancos que fecharam contas-correntes de empresas relacionadas a Bitcoin e critpomoedas. Segundo a 3xbit, todos os documentos apresentados são sigilosos e devem ter acesso restrito pois contêm informações confidenciais da exchange que foram divulgadas pela mídia.
No entanto, quando o CADE encaminhou o questionário para as empresas de criptomoedas, a autarquia destacou que poderia haver uma versão pública e uma privada do material encaminhando, cabendo as empresas determinarem os acessos. Entretanto, no momento da publicação, a demanda da 3xBit pode ter sido atingida à medida em que a autarquia retirou da versão pública dos documentos da exchange.
“Conforme já apontado por email, por tratar-se de informações internas e de caráter confidencial deste modo, SOLICITAMOS A IMEDIATA conversão de toda documentação encaminhada COMO ANEXO em VERSÃO DE ACESSO RESTRITO. Quanto ao questionário por entendermos que trata-se de material confidencial SOLICITAMOS A IMEDIATA CONVERSÃO DE TODO CONTEÚDO EM ACESSO RESTRITO. Aguardamos as devidas providencias e com a devida urgência”, diz a última mensagem anexada ao processo em 29 de julho.
Recentemente, a ABCB pediu novamente ao CADE que impeça os bancos de fecharem contas correntes de empresas de Bitcoin e criptomoedas, O pedido também integra o processo que a Associação iniciou na autarquia contra práticas consideradas abusivas por parte das instituições financeiras. Segundo o pedido, “inúmeras contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao setor de criptoativos foram e continuam sendo encerradas, conforme as respostas aos questionários enviados pelo CADE demonstram”.
O CADE não têm prazo para tomar sua decisão que já foi prorrogada em duas oportunidades.
Por: Luciano Rodrigues
Fonte: Criptomoedas Fácil