O chinês Wong Ching-kit, jovem que teria ficado milionário com o bitcoin, foi preso por ter distribuído milhões de dólares locais em uma ‘chuva de dinheiro’ feita da janela de um prédio em Hong Kong, fazendo com que o Natal chegasse mais cedo para muitas pessoas.
Mas, de acordo com a lei, isso não é uma prática legal. O jovem entusiasta das criptomoedas vai responder um processo por causar ‘distúrbios à ordem pública’.
De acordo com o South China Morning Post, no sábado (15), surgiram relatos de que um homem encapuzado rodeava Sham Shui Po, um dos bairros mais carentes de Hong Kong.
Logo depois, do topo de um prédio, milhões de dólares de Hong Kong (HKD) foram jogados para a multidão.
Um porta-voz da polícia disse que a força recebeu relatos de que alguém estava distribuindo dinheiro de forma estranha naquela região e policiais foram enviados para o local.
Após a chegada das autoridades, os policiais orientaram o público para que não pegassem nada, mas, segundo a reportagem, o fluxo de notas era tão grande que ninguém conseguia se conter.
Os agentes recolheram, então, cerca de 5 mil dólares, mas ninguém havia sido preso.
Wong voltou ao local no domingo para distribuir mais dinheiro. Desta vez ele chegou dirigindo um Lamborghini e a polícia o prendeu.
No momento da prisão, o jovem milionário segurava um monte de dólares nas duas mãos.
Há relatos de que ele dizia que estava “roubando os ricos para ajudar os pobres”. Mas descobriu-se depois que ele fazia publicidade dos seus negócios.
Quando questionado o porquê daquele feito, Wong fez uma pausa para pensar, e disse: “Não me culpe. Eu também não sei como dinheiro pode cair do céu”.
Vários vídeos com imagens da chuva de dinheiro foram parar nas redes sociais.
Em um deles, supostamente transmitido ao vivo pelo Facebook por um entusiasta de criptomoedas mostrava um jovem anunciando:
“Eu me pergunto se algum de vocês acredita que o dinheiro pode cair do céu”
Em seguida, a câmera aponta para o topo de um prédio de onde era jogado o dinheiro.
Acredita-se que o homem seja o dono de uma página do Facebook que promove criptomoedas. Ele é conhecido como “Coin Young Master”.
Ainda segundo a reportagem, Wong é apontado como dono de uma empresa chamada Coin’s Group. A empresa foi inicialmente chamada de Oscar Holding Group em 2017, mas o nome foi alterado em julho deste ano.
O jurista chinês Albert Luk Wai-hung, disse que a pena por causar desordem em um local público é de uma multa de 5 mil dólares e 12 meses de prisão.
Sobre as pessoas que pegaram as notas, Luk disse que a eles não cabe culpa alguma, pois quem pegou não tinha intenção desonesta.
Porém, ele sugeriu que as pessoas devolvessem o dinheiro à polícia.
No entanto, ele ressaltou que, segundo as leis, se um cidadão perder um dinheiro e não comunicar a autoridade ele comete um crime.
Por: Wagner Riggs
Fonte: Portal do Bitcoin