Os investidores e especuladores de Bitcoin (BTC) mantiveram suas posições durante este último inverno, enquanto os mercados parecem ter se tornado mais estáveis, de acordo com um novo estudo da Chainalysis publicado em 24 de setembro.
Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Cointelegraph, os dados apresentados no relatório foram compilados usando o conceito de agregados monetários padronizados. Especificamente, os analistas categorizaram as moedas desde as mais líquidas (moedas usadas para especulação e transações) até as menos líquidas (moedas detidas para investimento), e as menos líquidas (moedas perdidas ou moedas ainda a serem extraídas), posteriormente categorizando a oferta monetária em agregados monetários.
Pelo estudo, os agregados monetários foram “extremamente estáveis” durante os últimos três meses, mostrando que a quantidade de BTC mantida para especulação ficou estável de maio a agosto em torno de 22% do BTC disponível. A quantia de BTC mantida para investimento também mostrou estabilidade durante o mesmo período, em torno de 30%.
A Chainalysis sugere que este é um sinal de que o mercado se tornou menos suscetível à moda, tendo construído uma tolerância ao fluxo de notícias que, de acordo com o relatório, não é mais capaz de elevar e baixar os preços do BTC.
“EM VEZ DISSO, O MERCADO PARECE TER SE RECALIBRADO APÓS A ENTRADA DE TANTOS NOVOS PARTICIPANTES DO MERCADO COM DIFERENTES CRENÇAS E EXPECTATIVAS DO QUE AQUELES QUE DETINHAM O BITCOIN ANTES DE 2017”, DIZ O ESTUDO.
Tanto os investidores de longo prazo quanto os especuladores mantiveram suas posições durante o inverno, alegando que apenas uma mudança fundamental, como a regulamentação restritiva ou as melhorias tecnológicas, poderia causar uma reação do mercado.
Além dessas descobertas, a Chainalysis observa que o BTC tem mantido um crescimento em sua base de usuários desde o final de 2017, sugerindo que o primeiro desafio de adoção, que é levar as criptomoedas para as mãos das pessoas, está sendo superado.
Em junho, a Chainalysis publicou um estudo, que mostra uma mudança dos “hodlers” do BTC para os especuladores nos seis meses anteriores. Desde dezembro de 2017, o montante de BTC mantido por day traders subiu para 5,1 milhões de BTC, quase igual ao montante detido por investidores de longo prazo – aqueles que mantiveram as moedas por mais de um ano – o que equivale a cerca de 6 milhões de BTC.