Um grupo de trabalho regulatório de ativos cripto dedicado à cripto e blockchain foi estabelecido pelo governo da África do Sul (SA). A agência de notícias local em inglês BusinessLive reportou o casp em 2 de janeiro.
Tito Mboweni – ministro das finanças da África do Sul – declarou:
“Prevê-se que, após amplo comentário e participação da indústria, o grupo de trabalho regulador de ativos cripto esteja pronto para lançar um trabalho final de pesquisa sobre o assunto durante o ano de 2019.”
O ministro das Finanças observou ainda que o SA Revenue Service está trabalhando para incluir criptomoedas nos formulários de impostos para o ano que vem. O projeto de lei de alteração das leis tributárias de 2018 incluiu emendas que, segundo Mboweni, assegurariam que as perdas só poderiam ser compensadas com os lucros da cripto.
Além disso, acrescentou, essas alterações esclareceriam que as criptomoedas não podem ser classificadas como bens de uso pessoal para fins de imposto sobre ganho de capital e, ao invés disso, tratariam a cripto como um serviço financeiro para fins de IVA.
Como informou a Cointelegraph em junho, o banco central da África do Sul conduziu com sucesso um sistema interbancário de pagamentos que emprega moeda fiduciária tokenizada.
A criptomoeda também é bem-vinda pela população local, com 38% dos sul-africanos supostamente desejando ter investido antes em criptomoeda, de acordo com uma pesquisa realizada em julho pela empresa de serviços financeiros pan-africana Old Mutual.
Por: Adrian Zmudzinski
Fonte: Cointelegraph