O Banco Inter (BIDI11) informou que seus sócios celebraram com o SoftBank Group Corp, sociedade constituída de acordo com as leis japonesas, um acordo de acionistas.
Segundo o fato relevante, o gigante japonês SoftBank e seus veículos de investimento atingiram participação equivalente a 14,94% do capital social do Inter, passando a deter, de forma agregada, 35 milhões de certificados de depósitos de ações, representativos cada um de 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais (Units).
Dessa forma, o SoftBank passará a ter determinados direitos. O primeiro será o “registration rights”, que prevê a obrigação do banco de, observadas determinadas condições, viabilizar o registro de ofertas públicas de ações de emissão do banco no Brasil e nos Estados Unidos. Isso se encerrará a partir do primeiro dos seguintes eventos: decurso de 5 anos contados da realização de uma oferta qualificada ou a partir do momento em que o SoftBank passar a deter 5% ou menos do capital social do banco após a realização da oferta pública inicial nos Estados Unidos.
O segundo direito será o apontar um membro para eleição do conselho de administração do banco enquanto possuir pelo menos 5% do capital social do Banco Inter.
O SoftBank é um conglomerado multinacional com foco em tecnologia, com valor investido acima de US$ 400 bilhões. Entre os maiores investimentos do SoftBank estão empresas como Uber, Alibaba, ARM e mais de 90 outras empresas de internet e tecnologia disruptiva.
“O referido acordo foi celebrado em decorrência do know-how, capacidade técnica e experiência que o SoftBank poderá contribuir ao Banco”, diz.
As ações preferenciais do Banco Inter subiram cerca de 500% desde a abertura do capital, entre os IPOs com melhor desempenho da região, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Fonte: Infomoney