O banco central da Ucrânia concluiu um piloto para sua moeda digital nacional, o e-hryvnia, conforme mostra o artigo publicado pela agência de notícias Cointelegraph.
O Banco Nacional da Ucrânia (NBU), que considera o conceito de uma criptomoeda emitida pelo Estado há pelo menos um ano, iniciou o piloto em dezembro de 2018, revelou o chefe de suas redes de pagamento e departamento inovador de crescimento Aleksandr Yablunivskiy.
“NO FINAL DO ANO PASSADO, INICIAMOS UM PILOTO PRÁTICO, QUANDO O INSTRUMENTO FOI LIBERADO PARA OS FUNCIONÁRIOS DO NBU SOB A METODOLOGIA ATUAL, A FIM DE AVALIAR SEUS ASPECTOS PRÁTICOS DE USO E A CAPACIDADE DO BANCO CENTRAL DE REALIZAR PROJETOS FUTUROS, BEM COMO OBTER FEEDBACK DOS USUÁRIOS.”
Atualmente, a Ucrânia depende muito dos pagamentos em dinheiro vivo, algo que o governo parecia disposto a mudar em anúncios anteriores com a nova e-hryvnia.
Parlamentares ucranianos continuam os esforços para criar uma legislação adequada para cobrir o mercado de criptomoedas mais amplo, mas estes têm visto revisões mistas, com o próprio NBU afirmando que muitos reguladores estão ativos no espaço.
O banco vai agora considerar seu próximo passo, uma vez que analisa os resultados do piloto, acrescentou Yablunivskiy.
“PODEMOS ATÉ DIZER QUE ESTAMOS À FRENTE DOS LÍDERES GLOBAIS [EM MOEDA DIGITAL NACIONAL], UMA VEZ QUE DEMOS UM PASSO NA CONDUÇÃO DE PESQUISAS PRÁTICAS, APESAR DE UM PEQUENO PASSO”, COMENTOU ELE.
Yablunivksy também especificou que o e-hryvnia não deve ser confundido com uma criptomoeda:
“NÃO ESTAMOS FALANDO DE CRIPTOMOEDA, ESTAMOS FALANDO DE UMA MOEDA DIGITAL DO BANCO CENTRAL. ELA PODE SER IMPLEMENTADA COM A TECNOLOGIA DE UM REGISTRO CENTRALIZADO E UM DESCENTRALIZADO.”
Em janeiro de 2018, o NBU anunciou que estava considerando uma versão digital de sua moeda não baseada na tecnologia blockchain.
Por: Amanda Bastiani
Fonte: Criptomoedas Fácil