Uma stablecoin lastreada no Bitcoin é lançada na blockchain do Ethereum

Um novo token lastreado (em 1:1) no Bitcoin agora está ativo na blockchain do Ethereum, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.

“Wrapped BTC” (WBTC) lançou oficialmente seu token ERC-20 na noite de quarta-feira, 30 de janeiro. O projeto foi apresentado pela primeira vez em outubro como uma iniciativa conjunta entre as startups descentralizadas de câmbio Kyber Network e Republic Protocol, bem como a empresa de custódia de criptomoedas BitGo.

Como afirmado no site do projeto, o objetivo do WBTC é trazer “maior liquidez ao ecossistema Ethereum, incluindo exchanges descentralizadas e aplicações financeiras”.

Na época, o CTO da BitGo Benedict Chan descreveu o WBTC como possuidor da “estabilidade do Bitcoin e da flexibilidade do Ethereum”, comparando o novo recurso de criptomoeda às notas bancárias tradicionais (do tipo que antes eram trocáveis ​​por ouro). Embora volátil em comparação com o dólar americano, o Bitcoin é o mais líquido e estável ativo entre as criptomoedas, observou ele.

Agora listado no site CoinMarketCap, a partir da noite de quarta-feira, foram reportados 72.4214 WBTC na rede Ethereum, ligeiramente super-garantido com 72.4216 BTC (aproximadamente US$250.000), trancados em custódia na blockchain do Bitcoin.

Alavancando uma tecnologia conhecida como “atomic swap” para facilitar as operações de criptomoedas de cadeia cruzada, os usuários do Ethereum podem solicitar o WBTC de “comerciantes” certificados após passarem pelos procedimentos necessários de identificação contra lavagem de dinheiro e conhecimento do cliente (AML / KYC).

Desempenhando um papel fundamental na troca e liquidação de novos tokens do WBTC, os comerciantes são definidos no white paper da tecnologia como “a instituição ou a parte na qual os tokens embalados serão cunhados e queimados”.

De acordo com a equipe do WBTC, existem atualmente oito comerciantes para facilitar a conversão entre o WBTC e o BTC. Estes incluem: AirSwap, Dharma, ETHFINEX, GOPAX, Rede Kyber, Pricto, Ren e Set Protocol.

Negociação em exchanges

Além disso, várias exchanges de criptomoedas já adquiriram parte do inventário inicial do WBTC e poderão suportar sua oferta direta diretamente em suas respectivas plataformas, de acordo com um comunicado de imprensa do WBTC.

Além disso, vários aplicativos descentralizados focados financeiramente no Ethereum, incluindo bZx, Compound e dYdX, permitirão “uso imediato” do novo token.

Como tal, apesar da preocupação expressa pelo criador do Ethereum Vitalik Buterin no Twitter sobre a natureza centralizada deste sistema de token swap, o comunicado de imprensa afirma:

“O PROJETO DO WBTC E O COMPROMISSO CONTÍNUO DE TODOS OS MEMBROS COM A ABERTURA FORMARÃO OS BLOCOS DE CONSTRUÇÃO ESSENCIAIS PARA UMA ESTRUTURA E GOVERNANÇA DE PROCESSO TRANSPARENTE. O WBTC CONTINUARÁ SENDO UMA INICIATIVA FIRMEMENTE LIDERADA PELA COMUNIDADE.”

Por: Amanda Bastiani
Fonte: Critptomoedas Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat