Um fundo negociado em bolsa, o ETF de Bitcoin “vai” acontecer após a nomeação do novo presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Elad Roisman, segundo uma análise anônima.
A LUZ NO FIM DO TÚNEL ‘PODE COMEÇAR’ COM ROISMAN.
Após a decisão do Senado de aprovar a escolha de Trump de Roisman para ser comissário da SEC, o regulador dos EUA agora apresenta um line-up sênior que deve apoiar um ETF de Bitcoin – “em algum momento”.
A ex-comissária Hester Peirce é uma defensora bem conhecida dos ETFs, tendo declarado que não vê “razão nenhuma” para que uma aprovação não ocorra.
“Haverá um ETF de Bitcoin em algum momento”, disse a análise, que apareceu no Medium sob o nome de John Galt, personagem do Atlas Shrugged, em 4 de Setembro.
O efeito que isso terá na legitimidade percebida do mercado, em trazer dinheiro institucional e por fim, no preço do Bitcoin será surpreendente. O tempo dirá, mas só pode começar hoje com a confirmação de Elad Roisman como Comissário da SEC.
Os mercados de criptomoedas ficaram menos interessados na recente onda de rejeições de aplicativos da ETF pela SEC.
Dos nove candidatos a ETF, todos receberam rejeições, com vários agora devendo ser reexaminados e uma decisão final entregue em vários pontos no futuro.
O ETF físico Van Eck / SolidX pode ter continuidade em Março, observa Galt, mas o tempo permanece solto e opaco.
ROISMAN EXIGE REVISÃO DO TRATAMENTO DE CRIPTOGRAFIA.
No entanto, Roisman já sinalizou seu desejo de concentrar a atenção regulatória no tratamento justo da criptomoeda.
Falando em uma audiência do Comitê Bancário do Senado em Julho, ele delineou especificamente as ofertas de ICOs e “Blockchain” genéricas como requerendo atenção.
“É essencial que a SEC aborde esses novos desafios de maneira justa e transparente, ofereça clareza e segurança aos mercados e investidores e aplique as leis e regulamentos que responsabilizam os participantes do mercado”, disse ele.
Enquanto isso, Galt reconhece ainda que um ETF não é de modo algum essencial para qualquer criptomoeda, o limite de mercado total tendo crescido para centenas de bilhões de dólares sem tal acesso institucional.
Essa perspectiva tem recebido amplo apoio de figuras da indústria, notavelmente Nick Szabo e Andreas Antonopoulos, que expressaram preocupações adicionais sobre o impacto dos ETFs na imagem de longo prazo do Bitcoin.
Por: Cassio Nunes
Fonte: é top saber