O Twitter é, oficialmente, a primeira das principais redes sociais do mercado, a ativar um novo emoji da principal criptomoeda do mercado, o Bitcoin, que é ativado na momento em que o usuário escreve #Bitcoin. A novidade foi anunciada pela primeira vez pelo fundador da rede social, Jack Dorsey pedindo que a ‘marca’ se torne parte do padrão universal da web.
Dorsey anunciou a novidade no dia 02 de fevereiro. Seu tweet também traz uma mensagem para o Unicode – o padrão de texto e emoji de computador para a Internet – possivelmente pressionando o consórcio administrador do padrão a introduzir o emoji criado pelo twitter para que ele possa ser usado em todas as plataformas da web.
Até agora, a hashtag da marca Bitcoin funciona apenas para tags convencionais e não para a tag “$BTC”, que também é popular entre os usuários do Twitter quando se fala em negociação de criptomoedas.
O símbolo do Bitcoin não foi Recomendado para Intercâmbio Geral (RGI), o que significa que não há emoji existente com amplo suporte nas principais plataformas da Internet, incluindo Facebook, LinkedIn e Twitter. O tweet de Dorsey no domingo sugere que ele está tentando empurrar o Unicode para transformá-lo em um emoji RGI.
O Unicode suporta o símbolo do Bitcoin como um de seus sinais de moeda desde 2017. Mas atualmente não existe uma versão emoji, o que significa que o símbolo aparece apenas como um glifo em preto e branco, e não na laranja em que é frequentemente retratado.
O Twitter cobra às empresas até US$1 milhão por adicionar um emoji ou símbolo de marca após uma hashtag designada para ajudar a diferenciar sua marca da de seus concorrentes, ajudando a criar um burburinho entre os consumidores.
As hashtags de marcas populares no passado eram #PokemonLetsGo, que foi comprada no final de 2018, e #Coca-Cola durante uma campanha de marketing em 2015. Porém, geralmente são temporárias, durando apenas até o final da campanha de marketing.
Dorsey tem sido um defensor de alto nível da criptomoeda. Sua plataforma de pagamentos Square suporta o comércio de Bitcoin desde 2014 e patenteou um novo gateway de pagamento fiat-crypto no mês passado. Em março passado, ele também montou a Square Crypto, uma pequena equipe dedicada a ajudar no desenvolvimento de Bitcoin.