Dólar cai 1% e Ibovespa tem sessão volátil com dados dos EUA reforçando expectativa por corte de juros

Volatilidade: esta é a palavra de ordem para o Ibovespa na sessão desta quinta-feira (3). O índice abriu com ganhos, virou para a queda após os dados bastante ruins nos EUA, chegou a perder os 100 mil pontos, mas passou a operar novamente entre leves perdas e ganhos no início da tarde.

Às 12h37 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava leve baixa de 0,09%, a 100.945 pontos, após chegar a uma queda de 1,19%, a 99.826 pontos por volta das 11h, na mínima do dia, e subir 0,52% na máxima. O benchmark da bolsa passou a registrar forte baixa no final da manhã  após o dado de serviços dos Estados Unidos confirmar a tendência de desaquecimento registrada na semana passada na indústria e elevar as preocupações de que o país possa entrar em recessão.

O índice de serviços do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu de 56,4 pontos para 52,6 pontos em setembro. A expectativa mediana dos economistas do consenso Bloomberg era de queda bem menor, para 55,3 pontos no mês.

Contudo, o índice passou a amenizar as perdas em meio à percepção de que o corte de juros pelo Federal Reserve na reunião do final deste mês passa a ser mais provável, o que impulsiona os ativos também no exterior, com as principais bolsas americanas operando perto do zero.

O movimento é mais claro para o dólar: a divisa comercial registra perdas de 1,09%, a R$ 4,089 na venda e o contrato futuro com vencimento em outubro em baixa de 0,91%, a R$ 4,10. A moeda reflete a perspectiva de uma baixa mais intensa dos juros nos EUA, em uma baixa similar a da véspera, quando dados mostrando maior probabilidade de recessão nos EUA elevando a perspectiva de que o Fed atuaria de forma mais incisiva em sua próxima reunião de política monetária.

No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2021 perde quatro pontos-base a 4,91%, ao passo que o DI para janeiro de 2023 recua cinco pontos, a 6%.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat