Presidente do Fed afirma que banco centrais não lançarão criptomoedas no curto prazo

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Fed, na sigla em inglês) Jerome Powell falou sobre criptomoedas e o interesse dos principais bancos centrais do mundo por esta tecnologia. De acordo com a agêcia de notícias Cointelegraph, a fala ocorreu durante um fórum realizado em Zurique, na Suíça, na última sexta-feira, 06 de setembro.

Powell argumentou que, apesar de várias pesquisas sobre o tema, os bancos centrais provavelmente não lançarão suas próprias moedas digitais em um futuro próximo. Ele acrescentou que as criptomoedas levantam uma série de preocupações, incluindo questões de segurança cibernética.

“Se você pensar em uma moeda para os Estados Unidos, ela realmente precisaria ser cibernética, porque uma coisa é poder falsificar uma moeda de papel, outra é invadir uma moeda cibernética e criar, com um computador, o quanto você quiser”, afirmou Powell.

Naturalmente, a criptomoeda do Facebook foi um dos temas perguntados a Powell. Ele disse que o projeto precisaria cumprir expectativas e padrões regulatórios mais altos, bem como uma supervisão especificamente devido à grande base de usuários do Facebook. Powell acrescentou que não está claro como isso acontecerá tendo como base o atual sistema regulatório.

O presidente do Fed reiterou sua declaração anterior sobre a Libra, quando indicou que a criptomoeda precisar atingir altos padrões regulatórios antes de ser lançada. Ele disse que o Fed “não tem autoridade plena sobre criptomoedas como tal”, embora afirme que ainda tem “influência significativa no uso como sistema de pagamentos”.

A cautela de Powell contrasta com o otimismo de Agustín Carstens, presidente do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês). Em julho, Carstens afirmou que os bancos centrais podem emitir criptomoedas mais cedo do que o esperado. Além disso, declarou que o BIS está fornecendo apoio a esses projetos.

Fonte: Criptomoedas Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

WhatsApp chat