Rede do Banco24Horas desenvolve sistema interbancário com blockchain

O diretor-geral da empresa de tecnologia bancária TecBan (dona da rede de caixas eletrônicos Banco24Horas) Jaques Rosenzvaig, em uma entrevista para a revista Exame, afirmou que a empresa desenvolveu um sistema interbancário em blockchain.

O diretor-geral falou sobre o sistema e como isso afetará as instituições financeiras:

“Neste ano, lançamos um sistema interbancário construído em blockchain. O serviço possibilita às instituições financeiras informar a disponibilidade e a necessidade diárias de dinheiro. A solução garante segurança e gera economia de 10% a 15% ao sistema bancário.”

Além disso, Rosenzvaig falou sobre o intuito de construir um sistema assim:

“Nosso objetivo é ser a plataforma de conexão entre os bancos e as empresas de meios de pagamento.”

Além desse serviço, a TecBan ainda desenvolveu um caixa eletrônico reciclador de cédulas, que permite utilizar as notas depositadas para realizar saques, o que otimiza a logística do dinheiro. A empresa também lançou o saque digital com QR code, que oferece a possibilidade de fazer saque pelo celular e retirar no caixa, sendo que o usuário nem precisa ter conta em banco.

Quando perguntado sobre os papeis dos caixas eletrônicos (ATM) com o fechamento de agências bancárias (graças aos bancos 100% virtuais) e sobre o possível fim do dinheiro físico, ele respondeu:

“O ATM sempre evoluiu e passou a ter novos papéis. Mas o ATM vai continuar sustentando o dinheiro físico. Mesmo em países ricos, o papel-moeda não deixará de circular tão cedo. No Brasil, o IBGE calcula que 60 milhões de pessoas não têm conta em banco. E elas dependem do dinheiro em espécie para consumir. O acesso ao dinheiro não pode ser negligenciado, pela importância para as parcelas mais vulneráveis da população. Não vemos uma exclusão de meios de pagamento, mas a ampliação das opções.”

Por: Julia Santos
Fonte: Criptomoedas Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Does not receive any data from API
WhatsApp chat